• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

Os incêndios florestais que nos últimos dias assolaram o concelho de Mondim de Basto causaram enormes prejuízos não só a nível ambiental mas também a nível económico e social. Arderam vários hectares de floresta que desde sempre foram garantia de sustentabilidade para as famílias que habitam nas zonas afetadas.

Foram consumidos pelos incêndios povoamentos florestais adultos de resinosas atualmente explorados pela indústria da resina e também toda uma vegetação rasteira composta essencialmente por matos, que serviam de pasto ao gado caprino e bovino e de base para a produção de mel e abrigo para espécies cinegéticas.

Foi ainda destruída pelos fogos uma área significativa de paisagem e habitats no Parque Natural do Alvão, insubstituíveis e cruciais para a existência de turismo no território de Mondim de Basto.

O levantamento provisório dos prejuízos permitiu ainda identificar a destruição de uma habitação, vários anexos agrícolas, estábulos, explorações apícolas, vinhas, terrenos agrícolas, infraestruturas de telecomunicações, abastecimento de água e linhas elétricas.

Preocupado com as consequências desta tragédia que atingiu o concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, solicitou uma audiência ao Sr. Ministro da Administração Interna que está já marcada para esta semana.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST EXPOSICAO LALYS

DEST 25 ABRIL

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG