• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

A Câmara Municipal de Mondim de Basto recuperou, recentemente, cerca de três hectares da área florestal do Monte de Paradela.

Área de IntervençãoEsta acção surge no âmbito do projecto ProNatura da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente – ANEFA – que tem por objectivo contribuir para a conservação da natureza, em particular dos recursos florestais e silvestres associados, visando a diminuição dos impactos negativos causados pelos incêndios florestais e a conservação do solo, da água, da fauna e da flora.

A área florestal do Monte de Paradela foi percorrida por um grande incêndio no ano de 2005, que teve origem no concelho vizinho de Celorico de Basto tendo efectuado um salto para o concelho de Mondim, onde acabou por destruir cerca de 170 hectares de espaço florestal.

A Câmara Municipal, através da Divisão de Desenvolvimento Municipal associou-se a esta iniciativa e conseguiu o apoio da Vodafone que ofereceu 2500 árvores para plantação.

O trabalho de preparação do terreno, em particular a desmatação da área de intervenção e a execução de linhas de plantação, esteve a cargo do Gabinete Técnico Florestal que também seleccionou as espécies de árvores a plantar: Quercus rotundifolia, Cedrus atlântica, Cupressus lusitanica e Pseudotsuga mezienssi. Nesta operação foram ainda beneficiados vários exemplares de espécies autóctones como o carvalho roble (Quercus robur) e sobreiro (Quercus suber).

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 

 DEST FEIRA TERRA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES