• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

vista crastoeiro 2013Está em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público o Castro do Crastoeiro, um importante povoado fortificado da Idade do Ferro, implantado no sopé do Monte da Senhora da Graça, alvo de investigação arqueológica desde a década de 1980.

O Castro do Crastoeiro é protegido por uma imponente muralha de pedra e conserva algumas construções circulares, quadrangulares e retangulares, que atestam a sua ocupação durante a Idade do Ferro e a romanização, além de mais de 50 rochas com gravuras rupestres, de temática geométrica. As caraterísticas do sítio e o seu estado de conservação revelam um elevado valor histórico e científico, assim como um forte potencial pedagógico e turístico.

A reabertura do processo de classificação resulta da persistência da autarquia, que reconhece a necessidade de se adotarem medidas de conservação e valorização do Crastoeiro.

Como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “queremos que o Castro seja um motivo de interesse do concelho e atraia mais visitantes. Aliás, as peças de cerâmica e de metal, as moedas, contas de vidro e outros objetos encontrados nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Crastoeiro, encontram-se já em exposição no Museu Municipal e despertam a curiosidade dos visitantes.”

A autarquia considera que esta classificação irá dar um novo impulso no processo de valorização do Crastoeiro, nomeadamente no que diz respeito à melhoria do espaço envolvente e à criação de estruturas de apoio.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST VISTIS 2018 19

DEST PERIODO CRITICOseparador

DEST HASTA PUBLICA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2018

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES