• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

A silvo pastorícia e a gestão do território foi o tema do seminário que, no passado dia 28 de Abril, juntou em Mondim de Basto investigadores e técnicos das áreas agrícolas e florestais.

Silvo PastoríciaAo longo da sessão de trabalhos foi possível perceber que nos últimos anos o concelho de Mondim tem sido frequentemente afectado pelos incêndios florestais, e como consequência temos assistido ao aumentado da área de mato em detrimento da área arborizada. Este facto tem vindo a comprometer o desenvolvimento de actividades ligadas à floresta, nomeadamente a caça e pesca, a silvo pastorícia, a protecção de habitats, a produção de madeira, de bio combustíveis, de cogumelos e mesmo o turismo.
Neste contexto urge implementar medidas que promovam a compatibilização das várias actividades, de acordo com as potencialidades do território.
O modelo da silvo pastorícia usado em França, que recorre a cercas eléctricas para concentração dos animais que serão responsáveis pela limpeza do combustível existente em determinada área, bem como o modelo de pastoreio dirigido, com carácter empresarial, que presta o serviço de limpeza da floresta à comunidade, podem funcionar como um instrumento de gestão da floresta.
O diálogo e a colaboração entre as entidades com responsabilidade directa ou indirecta na gestão da floresta - Câmara Municipal, Direcção Regional de Agricultura, Direcção Geral dos Recursos Florestais, Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza, criadores de animais e gestores de baldios - poderá significar a redução do risco de incêndios, o aumento da biodiversidade biológica, o aumento do rendimento económico da população ligada a este sistema de criação animal, bem como a fixação da população local.
A visita de estudo ao Alto da Sr.ª da Graça que encerrou este seminário, deu a conhecer a todos os participantes uma área de baldio, que tem como objectivo enquadrar um plano de intervenção, que poderá servir de exemplo prático sobre a utilidade da silvo pastorícia na gestão do território no nosso país.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST ENCERRAMENTO PISCINA

DEST AGENDA VERAO

 separador

DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES