• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

camaraA Rede Elétrica Nacional (REN) pretende instalar uma Linha de Muito Alta Tensão no concelho.
Em 2011, esta entidade apresentou um Estudo de Impacte Ambiental com dois troços alternativos e com passagem pelo concelho, que obtiveram decisão desfavorável por parte da Secretaria de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território e que foram contestadas pela autarquia em sede de participação pública.

Na sequência desta reprovação, termina hoje, dia 22 de abril, a consulta pública do novo Estudo de Impacte Ambiental realizado pela REN.

A proposta agora em discussão prevê a passagem da linha nas freguesias de Atei, Mondim de Basto, Paradança e Vilar de Ferreiros, facto que irá afetar, particularmente, as suas populações visto que, em alguns casos atravessa aglomerados urbanos, pondo em causa a saúde pública e a qualidade de vida dos residentes.

Outra consequência da instalação desta linha será ao nível do desenvolvimento turístico do concelho, pelo impacto visual negativo que irá causar nas paisagens e particularmente no Monte de Nossa Senhora da Graça, ex-libris do concelho, que irá ficar fortemente afetado.

Em reunião realizada no dia 16 de abril, na Câmara Municipal, com os presidentes de junta das freguesias afetadas, ficou acordado que as juntas de freguesia de Atei, Paradança e Vilar de Ferreiros tomariam uma posição conjunta contra a proposta apresentada no Estudo de Impacte Ambiental em consulta pública.

A Câmara Municipal apoia a tomada de posição das juntas de freguesia e também irá manifestar-se contra a proposta apresentada.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, o objetivo desta posição é de garantir que o traçado proposto pela REN, não venha prejudicar o concelho, afastando a linha dos núcleos populacionais, e evitar que este projeto possa afetar o desenvolvimento turístico do concelho. A autarquia tudo fará para que esta proposta, agora apresentada, não seja concretizada.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST CINEMA MES MARCO

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG