• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

A Câmara Municipal de Mondim de Basto vai reduzir em cerca de 20% os custos com a iluminação pública.
Após o levantamento de todos os postes de iluminação pública existentes no concelho, realizado pelos serviços técnicos da câmara, vai proceder-se ao desligar definitivo de cerca de 20% dos postes em todo o concelho.

Nas zonas rurais serão desligados os postes em locais sem habitações, bem como em ruas e estradas com traçado retilíneo e com boa visibilidade. Na área urbana da vila serão desligados metade dos postes, a partir de uma determinada hora.

A autarquia gasta anualmente cerca de 150 000 euros com a iluminação pública. A subida do IVA de 6 para 23% irá custar à câmara mais 25 000 euros por ano, no custo da iluminação pública.

Como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “a subida do IVA e a necessidade de reduzir as despesas obrigou as câmaras a tomar esta medida. Muitos municípios optaram por desligar a iluminação durante o período noturno. Nós optamos por desligar apenas as lâmpadas menos necessárias, garantindo às populações a iluminação durante a noite. Este trabalho inovador de identificação dos postes através de georreferenciação foi demorado, mas permite atingir o objetivo de redução da fatura mensal, sem pôr em causa a segurança das pessoas.

Outras medidas estão a ser tomadas pela câmara municipal para a redução dos custos, nomeadamente, a exigência à EDP para a instalação de relógios astronómicos com ajuste diário ao nascer e por do sol, evitando gastos desnecessários.

A câmara municipal apresentou também uma candidatura para eficiência energética e melhoria da iluminação pública, que aguarda aprovação pelo QREN.

O objetivo destas medidas é, futuramente, atingir uma redução de 30 a 40% na iluminação pública, sem nunca descurar a segurança das populações.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST EXPOSICAO LALYS

DEST 25 ABRIL

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG