• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

relatorio-contasFoi apresentado na última sessão da Assembleia Municipal o relatório de gestão de 2010. O documento foi aprovado por uma maioria, com apenas 4 votos contra.

Como seria de esperar, o ano de 2010 ficou marcado pelo saneamento financeiro. Este processo transformou a enorme dívida a fornecedores numa dívida à banca, permitindo dessa forma à autarquia honrar os compromissos. A dívida acumulada, resultou da gestão dos últimos anos, onde se verificaram consecutivos aumentos, o último dos quais em 2009 de 69%. Em 2010, foi conseguido uma importante redução no aumento da dívida que se ficou por 3%. De referir que este número foi conseguido num ano, em que a autarquia, viu as transferências do estado reduzidas em mais de 8,7% no âmbito do PEC mais os 10% em resultado do excesso de endividamento de 2008. Demonstra pois, que a forte contenção imposta está a dar os seus frutos.

A contenção fez-se com cortes e renegociações no fornecimento de serviços e bens, algumas delas na ordem dos 30%; com reduções na despesa em actividades, como as festas do concelho onde foi possível reduzir a despesa em 60%, sem prejudicar a qualidade das mesmas; mas também nos custos com pessoal: pela primeira vez em muitos anos, a autarquia conseguiu uma redução nas remunerações certas e permanentes, apesar da implementação da opção gestionária com a qual beneficiaram 84 funcionários da autarquia. A não admissão de qualquer funcionário nos quadros da autarquia, apesar da saída até ao momento de 11, ou o corte nas horas extra e ajudas de custo, contribuíram para este resultado, não sendo mais significativo, porque foram pagas em 2010 despesas com a ADSE em dívida desde 2007 no valor de 450Mil Euros aproximadamente.

Apesar dos bons resultados de 2010, o trabalho de rigor e contenção continuará de modo a conseguir a prometida consolidação, cientes no entanto, das dificuldades acrescidas que nos esperam nos próximos anos. Só uma boa gestão permitirá honrar os compromissos assumidos em matéria de equilíbrio orçamental, traduzidos no Plano de Saneamento Financeiro a que este Município se comprometeu até 2022, mas também, encetando todos os esforços para concretizar alguns investimentos importantes para o Concelho.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST APRESENTACAO LIVRO CONTOS

DEST CONCERTO TIBETANAS

DEST CORRIDA S TIAGO

DEST CAF VERAO

 DEST FEIRA TERRA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES