• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

melebroa1O I Encontro do Mel e da Broa, promovido pelo município de Mondim de Basto, revelou-se um importante meio de divulgação e promoção dos produtos que têm marcado a tradição gastronómica do concelho.


Durante os três dias do Encontro, estiveram representados mais de 30 produtores de mel e broa do concelho, que proporcionaram aos visitantes momentos únicos de degustação e partilha de saberes.

Na sessão de inauguração do certame, o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, mostrou-se empenhado em manter os usos e costumes da região, justificando que "a realização deste Encontro pretende valorizar os produtos genuínos que ainda possuímos e que são uma marca das nossas gentes, dos nossos usos e costumes. No caso concreto do Mel, acreditamos que ele poderá a curto prazo recuperar alguma da importância que já teve no concelho. Num tempo onde muito se fala de sustentabilidade, Mondim pode, e deve, voltar a olhar para o Mel, e todos os seus sub-produtos, como uma óptima oportunidade de negócio. Acresce ainda, todo o património etnográfico e arqueológico associado, ao qual daremos especial atenção nos próximos tempos. Serão factores de atracção turística com toda a certeza".

O Director Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. António Manuel Graça, e o Governador Civil de Vila Real, Dr. Alexandre Chaves, que também presidiram à sessão, incentivaram e elogiaram a aposta neste tipo de eventos, como forma de promoção das tradições locais.

A animação destes dias esteve a cargo do Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho, do grupo de Gaiteiros "A Trouxa Mouxa" e da Banda Filarmónica de Mateus.

Do programa de animação destaca-se ainda as jornadas temáticas dirigidas para o público escolar, as jornadas técnicas para apicultores e o concurso que premiou os três meles mais apreciados pelo júri, composto por membros da Direcção Regional de Agricultura.

A exposição alusiva às silhas do concelho, que esteve em exibição no recinto do Encontro do Mel e da Broa e a visita às silhas das freguesias de Ermelo e Pardelhas, permitiram, ao mesmo tempo, marcar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se comemorou a 18 de Abril.

melebroa3 ICON-MAIS-FOTOS

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

DEST URBANIZACAO PINHAL TELHA DISC PUBLICA

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES