Município de Mondim de Basto assume gestão das Faixas de Gestão de Combustível do concelho

Faixas Gestão Combustível

O Município de Mondim de Basto encontra-se a executar as Faixas de Gestão de Combustível da rede viária municipal, dando cumprimento ao definido pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, assumiu a gestão da totalidade das Faixas de Gestão de Combustível no concelho encontrando-se, desde o passado mês de março, a executar trabalhos em todas as Freguesias e Uniões de Freguesia.

Estes trabalhos consistem, essencialmente, na limpeza e destruição de matos e árvores resinosas, numa faixa de 10 metros ao longo das estradas.

Para além dos técnicos afetos ao Serviço Municipal de Proteção Civil, estes trabalhos de limpeza têm contado, ainda, com a colaboração da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Ave.

A execução de faixas de gestão de combustível é uma atividade que a autarquia considera fundamental para a defesa da floresta e para garantir a segurança e o bem-estar da população do concelho, particularmente a que reside em locais com risco, em caso de incêndio rural.