Aldeia de Travassos revive tradição do Leilão das Carnes

Leilão das Carnes - Travassos

A aldeia de Travassos, na Freguesia do Bilhó, em Mondim de Basto reviveu, neste domingo a tradição do Leilão das Carnes.

Esta é uma iniciativa que se realiza, anualmente, no domingo magro que marca o início do período do Carnaval, onde não falta o tradicional fumeiro, os petiscos e muita animação.

O evento teve início com uma caminhada que ligou as aldeias de Travassos e do Covelo, num percurso circular que resultou numa experiência enriquecedora pela natureza e pela história destas aldeias.

No largo da Capela de Santa Bárbara e na sua envolvente, houve espaço para a venda de produtos tradicionais, para o Mercadinho Rural, para uma exposição de animais, e para as tasquinhas de petiscos e de vitela maronesa no espeto.

No período da tarde, a animação iniciou com o tradicional Leilão das Carnes e outros produtos cedidos pela comunidade local, para que o seu produto reverta para as obras da Capela.

A animação, como já é habitual, prolongou-se até ao anoitecer com animação de rua pelo grupo Charanga das Fresquinhas e com o espaço dedicado às crianças, com jogos e diversas animações.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, o “Leilão das Carnes” é uma tradição antiga que a autarquia pretende manter e valorizar numa das aldeias mais genuínas de concelho.”