Município prepara a próxima época cinegética

Sementeiras

No âmbito da gestão da Zona de Caça Municipal, a Câmara Municipal de Mondim de Basto, em parceria com o Clube de Caça e Pesca, estão já a preparar a próxima época cinegética, através da realização de sementeiras em terrenos inseridos na zona de caça.

A realização de sementeiras é um elemento chave na eficiente gestão de áreas cinegéticas, sendo conhecida a sua contribuição para aumentar as populações de várias espécies cinegéticas, tanto de caça menor como maior.

Com a realização destas sementeiras, prevê-se melhorar as condições originais do habitat de espécies cinegéticas, o aumento das zonas de alimentação e o crescimento de plântulas provenientes da regeneração da vegetação herbácea natural.

Os trabalhos incluem, ainda, o posterior repovoamento de espécies cinegéticas autóctones.

A autarquia de Mondim de Basto considera que a gestão dos recursos cinegéticos deve assentar em princípios como a preservação da biodiversidade e a valorização do território, sendo por isso essencial assegurar a sua correta manutenção.