• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

visita_dren1O Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite, visitou no passado dia 26 de Fevereiro, o Centro Escolar de Mondim de Basto cuja obra se encontra em execução.

Durante esta visita o Presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, teve oportunidade de apresentar algumas das dificuldades com as quais se tem deparado para a conclusão desta obra que, segundo o edil "terá um custo bem superior ao valor de referência, que são 115 Mil Euros por sala, comparticipados a 75% pelo QREN. Sabemos que o valor de entrega da obra foi de 1,9 Milhões de Euros, o que significa que, para além dos 25% do valor de referência, o anterior executivo assumiu nessa altura 750 Mil Euros que terão quer ser pagos agora."

A juntar a esta questão orçamental, "existem erros do projecto, trabalhos a mais e obras não incluídas na primeira fase, como é o caso dos indispensáveis acessos, que transformam esta obra, a exemplo de outras, numa pesadíssima carga para a autarquia", acrescenta.

A visita do Director Regional de Educação trouxe também uma solução que permitirá oferecer melhores condições de ensino aos alunos da freguesia de Atei, que viram o projecto do seu Centro Escolar chumbado por insuficiente número de alunos.
visita_dren2
"Esta situação impede o acesso ao financiamento do QREN para a construção de novos Centros Escolares, que exige no mínimo 96 alunos para quatro salas, sendo que neste momento Atei conta com aproximadamente 50 alunos", explica Humberto Cerqueira.

Contudo, e assumindo o compromisso de oferecer condições idênticas a todas as crianças do concelho, o executivo Mondinense encontrou no actual Centro Escolar uma solução que passa pela reformulação do projecto de 10 para 13 salas, permitindo desta forma a inclusão dos alunos de Atei no novo equipamento.

"Esta reformulação terá ainda um impacto positivo no financiamento já que, desta forma, serão mais três salas a contar para o valor de referência do financiamento, conseguindo assim a Câmara arrecadar preciosos 345 Mil Euros", refere o Presidente da autarquia.

Apesar de todas estas dificuldades, o executivo de Mondim de Basto considera que estão reunidos todos os esforços financeiros e de planeamento para que o novo Centro Escolar entre em funcionamento em Setembro de 2010 e ofereça melhores condições às crianças do concelho.

DEST BALCAO UNICO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST EXPOSICAO LALYS

DEST 25 ABRIL

DEST ENCONTRO AUTOCARAVANAS

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST SIG