Mondim de Basto vai criar Regulamento Municipal de Apoio ao Desenvolvimento do Mundo Rural

Regulamento de Apoio ao Desenvolvimento do Mundo Rural

Foi hoje aprovado em reunião de Câmara Municipal, por unanimidade, o início do procedimento para a criação do “Regulamento Municipal de Apoio ao Desenvolvimento do Mundo Rural” dirigido aos criadores e produtores pecuários do concelho, proprietários de explorações de gado bovino, ovino e caprino e outras atividades agrícolas, entre as quais os produtores de mel do concelho, com o objetivo de fomentar e dinamizar a produção animal e a atividade económica local.

A atividade pecuária do concelho assenta, fundamentalmente, em pequenas explorações pecuárias de natureza familiar, que enfrentam elevados custos associados à produção.

Este novo apoio financeiro irá beneficiar já cerca de 130 produtores de gado bovino e 62 produtores de gado ovino e caprino, comparticipando os custos de produção e criando condições favoráveis para um maior cumprimento das exigências em termos de saúde pública e animal, mas também do bem-estar dos animais e das boas condições agrícolas e ambientais.

Com este Regulamento, que integra outras medidas, os criadores e produtores pecuários do concelho irão usufruir de um aumento superior a 50% do valor do apoio atribuído em 2022, podendo contar, ainda, com efeitos retroativos a 2023.

O apoio ao desenvolvimento rural integrado é uma prioridade para o executivo municipal, que considera que os produtos autóctones são uma importante fonte de rendimento das famílias e de desenvolvimento do concelho.