Combate à Vespa Velutina no concelho de Mondim de Basto

Vespa Velutina

O Município de Mondim de Basto, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, tem assumido o combate à vespa velutina ou vespa asiática.

A existência e identificação de ninhos tem vindo a aumentar e, no ano de 2023, os serviços municipais registaram a destruição de 401 ninhos destas espécies invasoras, em diferentes localidades do concelho.

A destruição destes ninhos representa o empenho de recursos humanos e de materiais específicos, que é suportado pela autarquia e que pretende minimizar os impactos que esta espécie tem na apicultura e na vida das populações.

A destruição dos ninhos de vespa velutina é efetuada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, de acordo com as normas previstas no Plano de Erradicação.

A vespa velutina é uma praga difícil de eliminar, mas com o apoio de todos os cidadãos pode ser controlada.

A autarquia apela, por isso, aos munícipes o contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil ou com a respetiva Junta de Freguesia, em caso de deteção de ninho de vespa velutina, para que se proceda à sua identificação e destruição, tão breve quanto possível.