Câmara Municipal de Mondim de Basto aprova realização de auditoria externa à ETA de Suídros

Câmara Municipal de Mondim de Basto aprova realização de auditoria externa à ETA de Suídros

Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou hoje, em Reunião de Câmara, a proposta de realização de auditoria externa e auditoria pela Inspeção Geral das Finanças ou Inspeção Geral das Autarquias Locais à “ETA de Suídros”.

Foram identificadas diversas informações que suscitam dúvida preexistente sobre a regularidade legal, financeira e administrativa de diversos momentos na vida do procedimento de execução administrativa dos projetos denominados “Estação de Tratamentos de Águas de Suídros, na Estação Elevatória de Bormela e na respetiva Rede de Distribuição de Água”.

Neste sentido, é de bom senso apurar as eventuais irregularidades, ilegalidades, responsabilidades administrativas, financeiras, civil e penal relativamente às decisões e omissões envoltos nesta temática.

Esta necessidade de auditoria, surge do seguimento da análise e discussão pública do tema, na última Assembleia Municipal, sobre a proposta de autorização prévia de contratação de empréstimo para a concretização de uma solução para colocação em funcionamento da infraestrutura.

Esta auditoria trará transparência, verdade e conclusões concretas sobre um assunto que tem vindo a ser sujeito a muitas dúvidas e suspeitas negativas e que num cenário de não resolução implica obrigatoriamente um investimento já realizado de 5 milhões de euros e o pagamento adicional de 1,6 milhões de euros de fundos comunitários já recebidos, acrescidos de juros. Considerar que, neste cenário, não resultará qualquer melhoria da rede de abastecimento de água pública no concelho.

A proposta para a realização da auditoria foi aprovada por maioria, com três votos a favor do Partido Social Democrata e duas abstenções dos Vereadores do Partido Socialista.