• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

basket2No passado dia 17 de Fevereiro fomos acompanhar o jogo do Campeonato Regional de Basquetebol Juniores Sub 19, disputado pela equipa feminina do Centro Desportivo Municipal (CDM) de Mondim de Basto e o Acert Tondela.


Apesar da ansiedade vivida antes do início do jogo, a equipa mondinense revelou-se determinada acabando mesmo por inaugurar o marcador.

Este sentimento de insegurança manifestado pela equipa do CDM advém do facto deste ser o primeiro ano em que se apresentam a competir a nível federado. "O facto de ser um campeonato federado é mais exigente, mas também é mais motivador porque nos obriga a fazer sempre melhor", explica Liliana Mourão, capitã desta formação.

Duarte Martins é o treinador dos diferentes escalões que compõem esta modalidade e revela que "a introdução do basquetebol no concelho surgiu como uma oportunidade para o escalão feminino praticar uma modalidade desportiva".

Esta equipa foi constituída há cerca de dois anos por um grupo de amigas que já praticavam basquetebol durante o ano lectivo e que se organizaram para apostar seriamente na modalidade.

Deste primeiro ano de competição o treinador destaca a evolução táctica das atletas e o espírito de entrega com que encaram cada desafio porque afirma que "há aspectos técnicos que deveriam ter sido adquiridos em tenra idade e que só agora estão a aprender, o que torna mais difícil o seu aperfeiçoamento e concretização".

No seu entender o basquetebol é uma aposta com futuro: "o número de inscrições e de praticantes tem vindo a aumentar e estamos mesmo a ponderar a hipótese de dar formação às atletas mais velhas, para integrarem a equipa técnica e assim poderem acompanhar os escalões mais jovens", adianta Duarte Martins.

"A equipa de basquetebol feminino surgiu duma forma espontânea e respondeu à vontade deste grupo de amigas que desta forma tiveram oportunidade de praticar a modalidade que escolheram. Este é um bom exemplo do rumo que deve seguir o Centro Desportivo Municipal nos próximos tempos", afirmou o Presidente da autarquia.

Humberto Cerqueira explicou ainda que pretende "que o CDM seja um complemento do bom trabalho desenvolvido pelas associações do concelho. O CDM vai continuar a dinamizar actividades alternativas, como o basquetebol ou o voleibol, mas também com especial atenção às idades para as quais não existe qualquer tipo de oferta, como é o caso dos Núcleos "Mexa-se" e "Seniores em Forma".

O Centro Desportivo Municipal foi criado com o objectivo de motivar os jovens para a prática desportiva e o facto da participação nas diferentes modalidades ser gratuita, permite abranger todas as classes sociais. Por isso, pratique desporto que nós apoiamos!

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 

 DEST FEIRA TERRA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU

separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL 

separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES