• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

No próximo dia 29 de Janeiro a Câmara Municipal de Mondim de Basto vai apresentar à comunidade a Carta Arqueológica do concelho, elaborada pelo arqueólogo do município, António Pereira Dinis. Esta obra é o resultado de 30 anos de trabalho de campo realizado no concelho, tendente à salvaguarda da memória colectiva.

A Carta Arqueológica de Mondim de Basto identifica e caracteriza todos os elementos de valor patrimonial de matriz arqueológica, num total de mais de uma centena de itens. Destacam-se pela quantidade e qualidade científica, um conjunto de estações rupestres, diversos povoados desde o Calcolítico à Idade do Ferro, sítios ligados à mineração e transformação de metal, assim como diversas estruturas ligadas às práticas agro-silvo-pastorís, que são uma marca do território desde tempos imemoriais até aos nossos dias.

Marcarão presença nesta apresentação o Doutor Francisco Manuel Veleda Reimão Queiroga, Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa e o Doutor João Ribeiro, Sub-Director do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

A sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Mondim de Basto realiza-se às 21:00 horas no Auditório da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST AGENDA VERAO

DEST PASSEIO IDOSOS

 separador

DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES