Autarquia apoia Associação de Proteção de Animais “Pata Tonta”

ainfo 200504 protocolo pata tontaA Câmara Municipal formalizou um protocolo de colaboração com a Associação de Proteção de Animais “Pata Tonta”, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de atividades promovidas por esta associação no domínio da saúde animal, higiene e apoio a animais errantes do concelho.
A Associação Pata Tonta tem assegurado, nos últimos anos, um conjunto de respostas que visam proporcionar, aos animais errantes, melhores condições, prestando-lhes tratamentos veterinários como desparasitações, esterilizações ou castrações e promovendo ações de sensibilização junto da população, alertando para a problemática dos maus tratos e abandono.

Sendo esta uma associação sem fins lucrativos, assente em trabalho voluntário e tendo em conta a importância das ações desenvolvidas, não só para o bem-estar da população animal, como também para a melhoria das condições de saúde pública, a Câmara Municipal, através da formalização deste protocolo, vai atribuir um apoio anual de 3.000,00 euros à Associação Pata Tonta.

Este valor destina-se a apoiar a aquisição de ração alimentar e os tratamentos e medicamentos dos animais errantes que se encontrem doentes, mas também as campanhas de adoção e de sensibilização para o reconhecimento dos direitos dos animais na comunidade local.

Para além deste apoio financeiro a autarquia garantirá, através do Serviço Veterinário Municipal, apoio técnico no que concerne à higiene pública veterinária, sanidade animal, inspeção, controlo e vigilância epidemiológica.