Apresentação do livro sobre os 120 Anos da Restauração do Concelho

ainfo 190128 livro exp 120anos restauracao concelho1O Município de Mondim de Basto assinalou, no passado dia 26 de janeiro, os 121 anos da restauração do concelho de Mondim de Basto, com a apresentação de um livro e a inauguração de uma exposição sobre este período da história do concelho.
No livro e na exposição que partilham o mesmo tema “120 Anos da Restauração do Concelho 1898-2018”, os autores António Pereira Dinis, João Francisco Laranjeira e Paulo Mota, relatam e ilustram os factos e as personagens que fizerem a história deste território, desde o tempo da Monarquia, passando pela República, o Estado Novo e todo o período da Democracia desde 1974.

Uma cerimónia intimista, abrilhantada por um momento musical protagonizado por três talentosos jovens da Escola Municipal de Música, onde estiveram presentes antigos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, antigos vereadores, familiares de antigos governantes e outros convidados que quiseram partilhar o momento de honrar a história e a memória daqueles que contribuíram para o desenvolvimento do concelho.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, elogiou “o esforço, a dedicação, o empenhamento e a dignidade com que todos os governantes desempenharam o cargo. Ao longo das décadas, fomos capazes de fazer coisas boas para as nossas gentes. Houve progresso real no que diz respeito à condição humana, melhorando a vida das pessoas”.

O Presidente da autarquia deixou ainda uma mensagem de esperança “novas gerações, que com novas ideias e respeitando o passado, serão capazes de tornar Mondim de Basto num território ainda mais atrativo, mais valorizado e com uma economia local mais forte. Uma comunidade mais tolerante, aberta ao mundo e ao progresso”.

A exposição “120 Anos da Restauração do Concelho 1898-2018” vai estar patente nos Paços do Concelho até ao dia 1 de fevereiro, seguindo depois para a Biblioteca Municipal, onde também poderá ser visitada.