Município reforça posição desfavorável à construção da Linha de Muito Alta Tensão

ainfo 181026 LMATEncontra-se em consulta pública, até ao próximo dia 8 de novembro, o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) da Linha de Muito Alta Tensão Carrapatelo – Vila Pouca de Aguiar a 220/400Kv.
Esta linha atravessará a União das Freguesias de Campanhó e Paradança, as freguesias de S. Cristóvão de Mondim de Basto, Vilar de Ferreiros e Atei, trazendo impactes significativos e irreversíveis para o território e as suas populações.

É neste contexto que, à semelhança das tomadas de posição anteriores, a autarquia irá manifestar, uma vez mais, uma posição desfavorável ao atravessamento desta linha, como forma de salvaguardar os interesses e a qualidade de vida dos seus munícipes.

Recorde-se que já em 2011 e 2013 a autarquia manifestou, em consulta pública, pareceres desfavoráveis à passagem desta linha no território de Mondim de Basto.

A realização deste projeto é da responsabilidade da REN – Rede Elétrica Nacional e tem como objetivo transportar a energia proveniente do conjunto de centrais de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega, inserido no Plano Nacional de Barragens.

De acordo com o projeto de execução o início da construção desta obra está previsto para julho de 2019 e a entrada em serviço em junho de 2020.