Mondim de Basto vai ter médico dentista no Centro de Saúde

ainfo 180918 dentista centro saude 1O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, participou ontem, no Centro Cultural de Belém, na cerimónia de assinatura de protocolos entre o Ministério da Saúde e as autarquias para a instalação de gabinetes de saúde oral nos centros de saúde locais.
Os utentes do Centro de Saúde de Mondim de Basto vão passar a ter acesso a consultas gratuitas de medicina dentária, depois de serem encaminhados pelos respetivos médicos de família. Os munícipes com problemas mais graves e com maiores carências económicas vão ter prioridade no acesso aos tratamentos, como extrações, obturações e desvitalizações de dentes, além do diagnóstico de doenças.
Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “a autarquia tem neste processo um papel fundamental, uma vez que apoia a instalação deste gabinete, garantindo o fornecimento das cadeiras de dentista e os equipamentos complementares, como o de raios X, o que representa um investimento de 40 mil euros”.

Cabe às administrações regionais de saúde a realização das obras, a contratação dos recursos humanos, o fornecimento dos sistemas de informação e os consumíveis, além de assegurarem a formação.ainfo 180918 dentista centro saude 2

Uma medida que vem responder às necessidades dos cidadãos e que se pretende que resulte numa melhoria social para o concelho, garantindo a toda a população o acesso aos cuidados de saúde oral.

A autarquia prevê que o Gabinete de Saúde Oral de Mondim de Basto entre em funcionamento até ao final do ano.