• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

 

Para além das outras vertentes já faladas, o Monte da Nossa Senhora da Graça em Mondim de Basto reúne várias características naturais, que permitem a prática de inúmeras modalidades, ou realização de grandes eventos desportivos.
Sem falar sobre o pedestrianismo, o montanhismo, os percursos temáticos, a orientação e outras actividades de ar livre, é de relembrar que, historicamente, foi o Targa Clube da cidade do Porto a primeira colectividade a explorar as potencialidades do Monte da Nossa Senhora da Graça.

Automobilismo
rampasAs primeiras "Rampas" da Senhora da Graça, provas automobilísticas de velocidade realizadas durante os anos setenta, rapidamente se afirmaram como um belíssimo cartaz nacional chamando os melhores pilotos do país e uma enorme multidão de espectadores seduzidos por uma pista espectacular e também por uma paisagem magnifica.
Infelizmente a constante degradação do piso da subida e a conjugação de vários factores nacionais determinaram o abandono daquela prova quando a sua afirmação se consolidava. Uma interrupção de vários anos se seguiu até que a Câmara Municipal de
Mondim de Basto lançou a magnífica obra de recuperação do trajecto, implantação do tapete e colocação dos rails de protecção.
Entretanto voltaram novamente, as provas de competição, sendo o Targa Clube, o Futebol Clube do Porto e o Clube Automóvel de Amarante os principais protagonistas da animação anual motorizada. Duas ou três Rampas anuais, a contar para o Campeonato Nacional de Montanha e outros Ralies, com destaque para o que conta para o Campeonato Nacional de Iniciados, marcaram o local nos últimos anos.

Ciclismo
Em relação ao ciclismo, a relação apaixonada das organizações com o idílico local nunca se interrompeu e, pelo contrário, fortaleceu-se e afirmou-se progressivamente.
Desde a primeira subida da Volta a Portugal em Bicicleta à Nossa Senhora da Graça, no início dos anos 80, que o Jornal de Noticias promovia àquela data, que esta etapa se tem realizado sucessivamente e se tem cotado como a etapa rainha da Volta a Portugal em Bicicleta, principal prova velocípedica nacional, ganhando estatuto de indispensável e ganhando contornos específicos, no folclore do ciclismo português. Na véspera da etapa, o monte da Sr.ª da Graça transforma-se num inimaginável vulcão de gente apetrechada e equipada para fazer a festa durante toda a noite.
Com grande destaque os canais de televisão dão cobertura à famosa subida e todos os jornais noticiam com grande relevo a realização da mais importante das jornadas da nossa Volta. Mondim de Basto tem neste dia a sua mais importante promoção e uma enorme divulgação.

volta_portugal

A "Volta a Portugal do Futuro" e também o "Grande Prémio Jornal de Noticias" tiveram aqui algumas das suas realizações.

Pedestrianismo
Percebendo a importância dos percursos como valioso património na percepção da história dos povos e do conhecimento da paisagem, o antiquíssimo caminho percorrido pelos romeiros foi alvo da atenção do Posto de Turismo e da Câmara Municipal que promoveram o seu levantamento, a limpeza, a sinalização e a interpretação e a edição de uma brochura histórica e descritiva em português, inglês e francês. Conforme o panfleto editado: "Este percurso pretende dar a conhecer um caminho muito antigo que ainda hoje é utilizado pelos peregrinos para chegar ao alto do Monte Farinha, local de grande devoção e de grande espiritualidade."

É um percurso de grande valor histórico-cultural, cujo traçado original em nadapercurso_pedestre1 foi alterado e que continua a ter o mesmo significado que teve no passado como caminho de peregrinação.
Desde que o antigo caminho foi recuperado, muitas organizações e amantes do pedestrianismo subiram ao monte acompanhados da brochura recentemente editada.
O PR1 Caminhos da Srª. da Graça é o primeiro de uma série de percursos pedestres que dão acesso ao alto do Monte Farinha, que se pretendem igualmente sinalizar.


Associações locais

Clube de Parapente de Basto - Asas da Senhora da Graça (http://www.parapentedebasto.com/index.php/pt/)
parapenteTambém o Parapente ganha aqui visibilidade. Local escolhido por alguns Clubes e Associações para a concretização das suas provas, por este local conservar praticamente todo o ano condições de voo. Nesta sequência surgiu em 1995 o "Clube de Parapente de Basto -Asas da Senhora da Graça". Os pilotos nacionais e estrangeiros são atraídos à Senhora da Graça não só pela sua beleza natural mas também pelo potencial do voo livre. O clube tem a sua sede instalada na subida da Senhora da Graça.

 

 

Associação Desportiva de Cicloturismo e BTT Sr.ª da Graça / Mondimbike (https://mondimbike.pt / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Por outro lado o Cicloturismo, modalidade amadora em franca expansão, também já descobriu as inúmeras potencialidades e os encantos deste monte, havendo vários clubes do Porto, Vila Real, da Apelação (Sacavém), Fafe e de outros pontos do país a calendarizar jornadas anuais em Mondim de Basto.
Localmente foi criada a Associação Desportiva de Cicloturismo e BTT Senhora da Graça, que vem promovendo múltiplas realizações da especialidade. A associação foi fundada a 9 de Junho de 2006, por um grupo de amigos. Esta associação é responsável pela gestão do Centro BTT, instalado na antiga Casa Florestal de Sobreira, que presta todo o apoio à modalidade.

cicloturismo2 cicloturismo1 centro BTT

Moto Clube Senhora da Graça (https://b-m.facebook.com/motoclubesenhoradagraca/)

O Moto Clube Senhora da Graça foi fundado em 2006 com o objectivo de organizar e participar em eventos relacionados com motos e, por sua vez, contribuir para a promoção de Mondim, dando maior visibilidade ao concelho. O Motoclube Senhora da Graça realizou, recentemente, na Senhora da Graça, uma concentração com mais de 1000 motards, com missa e bênção dos capacetes.
Tem a sua sede instalada na subida da Senhora da Graça.

motoclube1 motoclube2


Concentrações
Os núcleos de Escuteiros, de caminheiros, de motards, de cicloturismo e outros, organizam semanalmente na Senhora da Graça encontros, provas e concentrações.
Há varias entidades que estão interessadas em desenvolver aqui a prática e competição de BTT.
Aqui se realizaram várias tentativas para serem batidos alguns recordes em andas por praticantes de Vila Nova de Gaia.
De destacar que a Câmara Municipal de Mondim de Basto possui um ambicioso projecto para a implantação de um enorme complexo desportivo numa das vertentes do monte.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 dest bupi

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUSseparador

       DEST CAF NATAL

 

DEST FORMACAO

 

DEST CDM 2021

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO