• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

Pedreiras da Sr.ª da Graça

O nosso país é particularmente rico em recursos naturais para a indústria extractiva, cujo sub-sector mais representativo é o dos minerais não metálicos, com importância económica bastante relevante dado o alto valor de exportação. Os principais grupos de substâncias exploradas são os mármores, granitos, calcários, areias, argila, basalto, calcite, caulino, dolerito, gesso, saibro e seixo.
É evidente que se tratam de explorações directamente ligadas ao aproveitamento de um recurso natural que é escasso e cuja actividade causa impactes ambientais no entanto, os efeitos negativos permanecem em grande parte circunscritos ao local da extracção e não têm efeitos globais.
Embora seja vulgar ao nível do senso comum, é porventura injusto dizer-se que a actividade da indústria extractiva não obedece a qualquer código ou disciplina.
O que acontece é que o processo de licenciamento é pesado por via das exigências técnicas e moroso, por vezes devido ao torpor da máquina administrativa. Esta situação deu azo a que alguns operadores aproveitando alguns vazios legais, ou saturados com a tramitação do processo, tivessem arriscado a exploração de massas minerais na ilegalidade, beneficiando ao longo dos anos de alguma inércia fiscalizadora.
No entanto, ao longo dos últimos anos têm sido feitos esforços no sentido de legalizar esta actividade tão importante para a sócio-economia do concelho de Mondim. Em Fevereiro de 2005 foi realizado um inquérito aos empresários e funcionários do sector, que permitiu concluir que a exploração de granito se trata de uma das principais fontes de rendimento do concelho, isto é, cerca de 596 residentes e de 167 não residentes dependem desta actividade. O inquérito foi aplicado a 178 trabalhadores que residem em Mondim e a 47 que residem noutras localidades.
pedreiraAs pedreiras de Mondim de Basto exploram um granito vulgarmente designado por granito amarelo, devido à sua cor e é essencialmente utilizado na construção civil, nomeadamente: muros, brita, casas, igrejas, alvenaria, paralelos, microcubos e guias de passeios. Trata-se de um granito de 2 micas, de grão médio com esparsos megacristais. O granito explorado à superfície encontra-se já parcialmente alterado, devido às condições de pressão e temperatura a que foi sendo sujeito ao longo de vários anos. Em profundidade, o granito é mais "são", pois ainda não sofreu as alterações estruturais na sua composição. A sua cor é acinzentada e assemelha-se ao denominado "Granito de Vila Pouca".
Actualmente, existem 35 explorações de granito em funcionamento, sendo que cerca de 20 se localizam no Monte de Nossa Senhora da Graça.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 dest bupi

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUSseparador

       DEST CAF NATAL

 

DEST FORMACAO

 

DEST CDM 2021

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO