• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

fisgasdeermelo1

“...paisagem de tirar o fôlego e provocar vertigem...”

 

As Fisgas de Ermelo constituem o local mais emblemático da área protegida Parque Natural do Alvão.fisgasdeermelo2

São uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros, assentes em rochas quartzíticas com aproximadamente 480 milhões de anos. Foi a fracturação destas rochas duras que permitiu que o Rio Olo nelas se tenha “enfisgado”, dando origem ao nome popular pelo qual é conhecida a mais bela cascata do território continental português.

É um local que possui um elevado valor científico, didático e patrimonial, tendo associada uma notável vocação turística, na vertente Turismo de Natureza. A presença de marcas fósseis nestas rochas, deixadas por organismos marinhos já extintos, podem também ser vistas como uma espécie de “ilustração” de tempos distantes, em que a vida só existia no mar, por contraponto à biodiversidade excecional conhecida atualmente nesta área protegida.

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que daqui saem com todos os sentidos despertos e com o desejo e a promessa de voltarem muitas outras vezes. Quer a montante quer a jusante das quedas de água, é possível encontrar lagoas naturais, de águas puras e cristalinas, denominadas “piocas”, que convidam a banhos refrescantes.

 

Em 2016 foi inaugurado o percurso pedestre PR3 Fisgas de Ermelo que veio proporcionar uma visão mais próxima e pormenorizada dos principais valores naturais do Parque Natural do Alvão. Para além de oferecer perspectivas invulgares das quedas de água e encontros surpresa com a riqueza da fauna e da flora, possibilita também, a quem o desejar, a travessia de aldeias de montanha na descoberta do “modus vivendi” das populações locais.

fisgasdeermelo3

 

beeclas4

O Município de Mondim de Basto tem ao dispor de todos os visitantes o serviço de aluguer de bicicletas.

Consulte o regulamento e faça a sua reserva no Posto de Turismo.

> Regulamento Beeclas:

- PT

- EN

- FR

beeclas1 beeclas2

maronesa-500px

Dos montes vem a rusticidade e a autenticidade dos produtos naturais: carne maronesa e cabrito, mas também a doçura, a riqueza e o valor nutricional do Mel de urze.

É na riqueza do nosso património natural que a gastronomia de Mondim de Basto vai buscar os seus principais valores.
Nos lameiros verdejantes das freguesias de montanha, “nasce” a carne bovina maronesa, produto com características sensoriais e nutritivas de elevada qualidade.
A suculência, o aroma e o “flavor” característico desta carne, evidencia-se na tradicional Posta Maronesa, um dos principais valores gastronómicos do concelho.
Uma carne histórica, de montanha, rústica na formação, mas delicada, tenra e suculenta no prato, de deixar saudades a quem a experimenta.

Dos prados naturais de altitude e da vegetação espontânea dos montes, vem a carne do Cabrito das terras altas do Minho, também tradicional produto gastronómico do concelho, igualmente reconhecido como raça autóctone e que encontra no tradicional cabrito assado com arroz de forno o seu principal reconhecimento.


Da tradição, sem a mesma singularidade mas de sabor autêntico e natural, constam também da ementa da terra, as couves com feijão, o arroz de cabidela de frango “ pica no chão” e os fumeiros, entre outros.

Mais raros, mas ainda com alguma representação culinária, constam também os pratos de caça, com javali e coelho bravo, principalmente.
Das águas frescas, límpidas e oxigenadas dos nossos rios de montanha, saem as trutas “da pinta vermelha”- salmo fario, de sabor natural ancestral.

Num território de montanha e planaltos, mas também de vales e várzeas, os produtos gastronómicos de principal valor reflectem essa realidade. Os milhos regionais produzidos, quando confeccionados, tornam-se num produto gastronómico interessante, podendo ser pobres ou ricos, em função das carnes que os acompanham. Tratam-se dos Milhos ricos e pobres, prato excepcional.

Se da altitude vêm as carnes das raças autóctones, das meias encostas do vale do Tâmega vêm os Vinhos Verdes de Mondim, brancos e tintos, qual “bênção divina”, capazes de dar alma ao corpo da gastronomia da nossa terra.

Com Pão de Ló húmido, se adoça quem nos visita.

aldeia-ermeloAldeias de granito e de colmo suspensas nas nuvens de algodão; aldeias de xisto e de lousa encrostadas nas gargantas das montanhas.

As coisas mais simples e mais autênticas da vida estão aqui....o linho e o centeio, o gado do vento, os pastores e os rebanhos, o esplendor dos dias claros nos reflexos dos rios truteiros. O silêncio original!

aldeia-pardelhas Aldeia de Varzigueto Aldeia_Bobal

Aldeia de Travassos

aldeia_travassos (1)A Aldeia de Travassos integra a Rede Nacional das "Aldeias de Portugal". Com uma localização privilegiada, dada a sua proximidade ao Parque Natural do Alvão, a Aldeia oferece inúmeros motivos de visita: as casas de granito, o fontanário, os espigueiros, as alminhas, o lavadouro público, envolvem o turista num ambiente de verdadeira ruralidade.


barreiro panoramico

A principal riqueza do concelho de Mondim de Basto é o seu património natural, num somatório de invulgares motivos de interesse para o turismo.
Concelho marcado por duas zonas completamente distintas, uma ribeirinha, a do vale do Tâmega e outra tipicamente de montanha, desdobra-se em constantes locais paradisíacos e estradas de contemplação panorâmica, rasgado por um tecido vivo de riachos e ribeiros a deslumbrar o visitante.
As sugestões de percursos que apresentamos englobam as duas zonas distintas do nosso concelho.
A primeira proposta contempla a zona ribeirinha de influência minhota onde predomina o verde, a vinha de enforcado, os campos de milho, os solares e os espigueiros da freguesia de Atei; o centro histórico, o percurso das capelas, as casas dos brasileiros de torna-viagem e os tradicionais jardins de camélias de Mondim.
A segunda proposta evolui em altitude para revelar os encantos e mistérios do Alvão, do Marão e das aldeias de montanha semeadas entre as nuvens, as impressionantes quedas das Fisgas de Ermelo e a gastronomia tradicional onde se destacam os enchidos caseiros e a saborosa carne do nosso gado maronês.
Duas propostas para dois dias e duas noites. Há esplanadas convidativas para um fim de tarde de Verão ou uma lareira que se acende para agasalhar no Inverno.

 

 

MAPAS | MAPS

 

PERCURSOS A PÉ

 

PERCURSO DE AUTOMÓVEL

 

REDE DE PERCURSOS PARA BTT

  • Centro de BTT - 4 Níveis - 155Km Trilhos – 29,35Km sinalizados – Estação de serviço para bicicletas

      Descubra mais em:  http://www.centrosdebtt.pt/index.php?r=centrobtt/view&id=9

  • Bike Roads Mondim de Basto - 5 subidas épicas - 2 circuitos

      Descubra mais em: http://www.bike-roads.com/mondim-de-basto

 

ANIMAÇÃO TURÍSTICA

Vertical Dream
Ilona Cieslicka
Tel. 935 863 239
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://verticaldream.org/

Por Trilhos
Carla Costa
Tel. 927 402 243
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
https://portrilhos.com/

Pé na Terra
Fernando Gomes
Tel. 938 856 886
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
https://penaterraeventos.pt/

 

ANIMAÇÃO NOTURNA

baketas   bardavinha

Baketas
Proprietário: Catarina Silva
Dias de Funcionamento: Sextas e Sábados
Horário de Funcionamento: das 22h00 às 06h00
Tel:963262400

https://www.facebook.com/baketas.mondim.bar/

 

Bar da Vinha
Proprietário: António Teixeira Peneda
Dias de Funcionamento: Todos os dias
Horário de Funcionamento: das 20h30 às 06h00
Tel: 255382642|963131489

https://www.facebook.com/Bar-da-Vinha-972599992804751/?pnref=about.overview

     
     
oldbar    

Old Bar
Proprietário: Emiliano Saldanha
Dias de Funcionamento: Sextas, Sábados e Vésperas de Feriados
Horário de Funcionamento: das 22h00 às 04h00
Tel: 964 516 739

https://www.facebook.com/oldbarmondim/?fref=ts

   

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO