• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

PONTE-MEDIAVAL-CABRIL

Imóvel de Interesse Público, a Ponte de Vilar de Viando, sobre o Rio Cabril, está integrada na via de ligação do concelho de Ermelo às Terras de Basto e à província do Minho, fundamental no atravessamento de um dos rios mais impetuosos da região.


Edificada, provavelmente, na Baixa Idade Média como indicia a sua tipologia com um único e amplo arco de volta perfeita, de aduelas estreitas e compridas, com tabuleiro em cavalete e possantes reforços a montante e a jusante.

Coordenadas GPS: 41º 23’ 57’’ N | 7º 57’ 17’’ W


MARONESA

A raça Maronesa define-se como uma raça de montanha, primitiva, natural e rústica. O seu nome oficial responde à toponímia da região de criação, a Serra do Marão.
A carne bovina maronesa com denominação de origem protegida, designada comercialmente por CARNE MARONESA–DOP, é um produto, com características sensoriais, nutritivas e hígio-sanitárias de elevada qualidade, resultante da união feliz de três fatores: um genótipo, corporizado na raça bovina maronesa, uma região, delimitada pelas serranias do Marão – Alvão – Padrela e um modo de produção diferenciado e amigo do ambiente.


As crias são essencialmente destinadas à produção de carne, embora a aptidão mista desta raça, utilize regularmente as vacas adultas em parelha ou junta como força motriz para os trabalhos agrícolas.


A posta maronesa grelhada na brasa, acompanhada de batatas a murro, faz parte do roteiro gastronómico da região. Prove!

Coordenadas GPS: 41º 24’ 40’’ N | 7º 57’ 10’’ W

MIRADOURO-FISGAS

Uma visão aérea e dantesca das fraturas e dos fisguêdos que o Rio Ôlo pinta de espuma branca e de cascatas vaporosas. Ao largo descobre-se o Velão, enrosca-se Ermelo nos socalcos do Rio e o Marão já se levanta qual gigante petrificado. Única, irreal e inquietante. De tirar o fôlego e provocar vertigem. Sublime!

Coordenadas GPS: 41º 22’ 33’’ N | 7º 52’ 11’’ W

MIRADOURO-ALTO-VELAO-PARDELHAS

No percurso entre Mondim e Campeã pela N304, são oferecidas a determinado momento, várias janelas que permitem abrir horizontes sobre as serras do Alvão e Marão e contemplar as aldeias que se estendem sobre as suas colinas. É possível observar ainda nestes pontos de visitação, a divisão entre as duas serras, bem como desfrutar da calma e imensidão que só esta paisagem consegue transmitir.

Coordenadas GPS: 41º 20’ 11’’ N | 7º 52’ 07’’ W

{bacbutton}

CRASTOEIRO

Povoado fortificado, com ocupação permanente desde o séc. IV a.C. até ao séc. I, que apresenta uma importante evolução tanto na organização do espaço como nas soluções arquitetónicas adotadas.

Um impressionante conjunto de afloramentos graníticos, com gravuras de temática abstracta, revela a sacralização do sítio na Pré-História Recente e a sua manutenção, enquanto lugar especial, durante toda a Idade do Ferro.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST FORMACAO

DEST CDM 2021

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO