Turistas estrangeiros em Mondim de Basto

guia1Sabia que, a maior parte dos turistas, de língua inglesa, que normalmente nos procuram, descobrem Mondim através dos emblemáticos Lonely Planet e o Rough Guides? Estes guias são os primeiros "responsáveis" pelo grande número de visitantes da nossa terra.
O Lonely Planet e o Rough Guides são os dois guias de viagens ingleses mais procurados pelas camadas jovens de todo o mundo. Os ingleses, os holandeses, os canadianos, os belgas, os americanos, os checos, os irlandeses, os italianos, os suíços e mesmo os alemães nunca viajam sem eles. Facilmente nos apercebemos disso quando relacionamos os seus utilizadores com a sua faixa etária. São, quase sempre, jovens na casa dos 20-40 anos que gostam de viajar, têm pouco dinheiro para gastar e o seu alojamento preferido são os parques de campismo. Viajam quase sempre com amigos ou em família e sempre apoiados nas informações dos guias que cumprem rigorosamente. Contudo, actualmente, no Posto de Turismo, outra leitura é evidente. A maior parte dos nosso turistas são casais, com ou sem filhos, na casa dos 20-40 ou 40-60 e com escolaridade de nível superior. Chegam todos de guia na mão à procura de mapas e de alguma ajuda para localizar as informações aconselhadas nos referidos guias.

guia4Os guias turísticos internacionais Lonely Planet e Rough Guide apresentam, há muitos anos, Mondim como um destino de eleição, dotado de uma riqueza infindável de interesses para o Turismo de Natureza. O concelho de Mondim é referido como sendo um local de características ímpares. A sua situação geográfica com proximidade a uma área classificada e no enquadramento entre o Douro e o Minho, a sua morfologia com zonas ribeirinhas e de montanha, a Região de Vinhos Verdes, o ambiente de ruralidade, a tranquilidade e a diversidade de alojamento são alguns dos aspectos mencionados. O Parque Natural do Alvão aparece em lugar de destaque e as actividades sugeridas prendem-se essencialmente com a sugestão de caminhadas e com a valorização dos rios. As visitas às adegas para provas de Vinho Verde são também uma das referências. À conversa com um casal jovem de belgas, que também trazia um guia Lonely Planet na mão, acabámos por saber que o Lonely Planet é um guia tão procurado internacionalmente que é considerado a Bíblia do viajante "The Traveler's Bible".

Nem por acaso, recebemos este Verão um agente americano do Lonely Planet, de nome Gregor Clark, que pretendia actualizar a base de dados referentes a Mondim. Fornecemos todas as novidades que nos pareceram importantes, como por exemplo, as novas unidades de alojamento, o Espaço Net, o novo serviço de Rent a Bike, os novos percursos pedestres, as novas apostas, etc.

O camping guide holandês ANWB também aconselha a vinda a Mondim.

http://www.roughguides.com/

http://www.lonelyplanet.com/uk

http://www.anwbmedia.nl/engels/campinggids