O Verão de 2010

casal_inglesesRecebemos no Posto de Turismo este ano um casal de ingleses muito especial. Era um casal extremamente simpático, que tinha estado alojado no nosso Parque de Campismo e que estava já de malas aviadas. Os dois diziam ter-se sentido muito bem em Mondim e, por isso mesmo, não gostariam de ir embora sem nos comunicar o seguinte.


Faziam parte de uma grande organização inglesa de turistas que viaja em autocaravanas "CAMPERVANS OU MOTORHOMES". Todos os membros dessa organização, têm por costume planear as suas férias a partir de um site, também inglês, onde só entram os seus membros, e onde constam todos os parques de campismo da Europa. Os membros dessa organização são pessoas já com alguma idade e com grande estabilidade financeira. São eles próprios que registam as impressões positivas ou negativas por onde vão passando. São eles que colocam todos os conteúdos, são eles que fazem o feed back acerca de cada parque visitado. Acontece que nunca nenhum elemento dessa organização se lembrou de registar o nosso Parque de Campismo. Como tal, a conclusão a que chegaram é que ninguém, dessa organização em Inglaterra, sabe da sua existência.

Mostraram-nos o referido site, que diziam ser o site mais visitado de toda a Inglaterra, onde todos os europeus vão buscar dados para programar as suas viagens e onde já constavam muitos parques portugueses, inclusivamente o Parque de Campismo de Celorico. Também nos mostraram este site www.alanrogers.com
Mas se assim é, como encontraram o nosso parque?! Foram aconselhados no Norte do país a vir para Mondim ou para Celorico. Decidiram-se por Mondim e diziam-se maravilhados com tudo. Deixaram testemunhos muito positivos, principalmente relacionados com o parque de campismo, como sendo um parque fantástico, com bom atendimento, limpo e muito bem localizado junto ao rio Cabril. Salientaram ainda um pormenor importante que se prende com o facto de não ser fácil encontrar parques com banho de água quente. Em Mondim encontraram. Foram tão bem impressionados que decidiram inscrever o nosso parque, com todas estas referências positivas, logo que chegassem a casa. Essa foi a informação importante que fizeram questão de nos comunicar. Acrescentaram ainda, que Mondim tem perdido muito por não ter tido cá turistas desta organização, porque apesar de serem turistas que não precisam de outro tipo de alojamento, que não os parque de campismo, são pessoas com capacidade financeira para comer nos melhores restaurantes, frequentarem cafés, fazerem boas compras e, como tal, deixar dinheiro na nossa terra.

Conhecer as razões porque algo não está bem, é o primeiro passo para as remediar. E todos sabemos que algo não está bem, porque os turistas estrangeiros diminuíram drasticamente nos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito a turistas ingleses e holandeses. É um facto bem visível. Esperamos que este pormenor possa ser valioso e possa vir a fazer a diferença. Estamos cá para ver!
Parabéns ao Parque de Campismo.

outdoorPor ser ano Jacobeu recebemos também este Verão no Posto de Turismo vários peregrinos de Santiago, todos de nacionalidade estrangeira, que cumpriam o caminho português. Traziam um guia alemão de nome "OUTDOOR- DER WEG IST DAS ZIEL - VIA LUSITANA" onde constava a passagem por Mondim com pernoita. Muito facilmente os identificávamos - o bordão com a respectiva vieira, a mochila às costas, de ar cansado mas com um objectivo no olhar: - chegar a Santiago de Compostela. A visita ao Posto de Turismo prendia-se com algum esclarecimento adicional e com a indispensável colocação do carimbo na sua credencial. O documento oficial do peregrino do Caminho de Santiago é a "Credencial do Peregrino". É ela que lhe dá status de peregrino, abre a porta dos refúgios para o pernoita e o diferencia de um outro qualquer viajante. http://www.amazon.de/Portugal-Spanien-Caminho-Portugu%C3%AAs-Jakobsweg/dp/3866861850
routardTivemos um Verão repleto de excursionistas e de autocaravanistas, portugueses e franceses. O Posto de Turismo ofereceu um número considerável de visitas guiadas aos grupos que nos procuraram. Visitaram connosco a Vila e o Concelho e descobriram tudo o que nos valoriza e nos diferencia, deixaram receitas para Mondim e partiram sensibilizados e agradados com a nossa receptividade.
O guia mais utilizado pelos nossos visitantes franceses é o "Guide du Routard". http://www.routard.com/guide

caravanistas_franceses caravanistas_franceses(2) caravanistas_portugueses