“Panela ao Lume” no mês de março em Mondim de Basto

apres Panela Lume 2014A Câmara Municipal de Mondim de Basto realizou, ontem, na Biblioteca Municipal, a apresentação pública do mês gastronómico Panela ao Lume.
A edição de 2014 do evento vai desenvolver-se em todos os fins-de-semana do mês de março e conta com a participação de 5 restaurantes e 6 unidades de alojamento locais.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, relembrou que a iniciativa “Panela ao Lume” teve início em 2010 com o objetivo de promover a gastronomia tradicional do concelho e foi impulsionada pelo convite da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal para adesão do município aos Fins-de-Semana Gastronómicos promovidos por aquela entidade, que tem vindo a transformar os saberes e os sabores ancestrais, em verdadeiros produtos turísticos.

Melchior Moreira, Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, também esteve presente na ocasião e elogiou o empenho da autarquia em apostar na dinamização da economia local, particularmente, em épocas de menor procura turística. Reconheceu que Mondim tem vindo a alcançar um lugar privilegiado no panorama dos desportos de natureza e que a aposta no setor do turismo é um fator impulsionador da economia dos territórios.

A apresentação do evento contou com a participação de todos os restaurantes que integram o mês gastronómico – Adega Regional Casa da Caínha, Restaurante Tâmega, Restaurante Dylan, Restaurante Casa do Lago e Adega Reional 7 Condes -, que confecionaram e deram a provar os pratos regionais que vão ser servidos ao longos dos cinco fins-de-semana do mês de março.

Estiveram ainda representados os produtores locais de vinho verde, a doçaria regional e as unidades de alojamento que durante este mês vão oferecer descontos nas dormidas.