Município assinala os 500 Anos dos Forais de Mondim de Basto e Ermelo

apresentacao comemoracoes foraisO Município de Mondim de Basto assinala, neste ano de 2014, os 500 Anos da atribuição dos Forais a Mondim de Basto e a Ermelo.
Numa sessão pública realizada no passado dia 29 de janeiro, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, falou genericamente do programa das comemorações que vai ser desenvolvido ao longo do ano e deixou o convite à participação de todos os Mondinenses nas conferências, palestras, feiras e exposições que irão marcar a data.

Das várias iniciativas previstas, é possível destacar o Desfile de Carnaval que este ano será alusivo ao tema dos Descobrimentos e o Ciclo de Conferências que terá início a 28 de maio e prolongar-se-á até 27 de junho com o seguinte programa: no dia 28 de maio “Um olhar sobre Mondim de Basto no tempo do Rei Venturoso”, com o Prof. António Dinis; no dia 6 de junho “Os Forais Novos de Mondim de Basto e Ermelo: dois tesouros patrimoniais a preservar e a divulgar”, pela Dra. Olinda Santana; no dia 13 de junho “Economia, Sociedade e Cultura”, da responsabilidade do Dr. Pedro Vilas Boas Tavares e no dia 27 de junho “Pinturas Murais Quinhentistas no Concelho de Mondim de Basto: as Pinturas na Capela do Santíssimo Sacramento”, analisadas pela Doutora Paula Bessa.

A Sessão Solene Comemorativa da Atribuição dos Forais vai assinalar-se no dia 3 de junho, destaca-se ainda a edição de uma publicação comemorativa dos 500 Anos dos Forais e a Feira Quinhentista, organizada pelo Agrupamento de Escolas que envolverá as Associações locais e terá o apoio do município.

Eduardo Teixeira Lopes, médico, escritor e investigador, nomeado Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações, apresentou os Forais de Mondim de Basto e de Ermelo, expondo as suas características físicas, explicando a sua origem e sua importância para os territórios a quem eram concedidos.

Os Forais de Mondim de Basto e Ermelo encontram-se expostos na Biblioteca Municipal e poderão ser vistos por todos os interessados.