“O Prazer de Fotografar” em exposição na Biblioteca Municipal

exp foto Eduardo Teixeira PintoEstá patente até ao próximo dia 30 de novembro, na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto, a exposição “O Prazer de Fotografar”, de Eduardo Teixeira Pinto.
O fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto nasceu em Amarante, na freguesia de S. Gonçalo, em 1933 e faleceu em 2009. Iniciou a sua atividade como fotógrafo profissional em 1950 e foi membro de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente a “Associação Fotográfica do Porto”, o “Grupo Câmara”, e a “Associação Fotográfica do Sul”.

A exposição de fotografia aqui inaugurada faz parte do seu trabalho itinerante e é composta por uma seleção de 38 fotografias, premiadas a nível nacional e internacional, que abordam sobretudo os temas da Natureza e da figura humana.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável. O olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.

Na sua intervenção, O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, referiu que a dinamização da Biblioteca Municipal é um desafio permanente. “Desde julho, altura da sua inauguração, a Biblioteca Municipal de Mondim tem vindo a afirmar-se cada vez mais como um projeto de referência na Região”.