Simplex Autárquico: Mondim é a Câmara com melhor desempenho no distrito de Vila Real

simpex balcao unicoO Município de Mondim de Basto atingiu uma taxa de 75% de execução das medidas a que aderiu e se comprometeu a executar do Programa Simplex Autárquico 2010/2011.

Estes resultados foram revelados, recentemente, no Relatório do Simplex Autárquico 2010/2011, que pontuou ainda em 84% o desempenho da autarquia. Neste relatório, Mondim de Basto é a única Câmara do distrito de Vila Real com este desempenho e a única na Região de Basto.

Mondim de Basto aderiu ao programa Simplex Autárquico, promovido pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa - em Setembro de 2010, com a assinatura do Protocolo Simplex Autárquico.

Este programa assenta no princípio de cooperação entre os Municípios aderentes e os organismos da Administração Central, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas.

As medidas de simplificação adotadas pelo Município de Mondim de Basto são abrangentes e passam pela disponibilização de formulários, de regulamentos, das deliberações municipais e do Plano Diretor Municipal on-line, o que permite ao munícipe aceder a diversos serviços via internet, evitando assim deslocações aos serviços da autarquia. A criação do Balcão Único de Atendimento é outro exemplo das medidas que integram este programa e centraliza num único ponto todo o atendimento da autarquia, respondendo com rapidez, clareza e eficácia às solicitações e necessidades dos munícipes.

Esta simplificação dos serviços tem permitido uma maior partilha da informação municipal e aumentar a transparência e a participação dos munícipes nas atividades da autarquia.

Para Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara, este resultado é o reconhecimento do trabalho da autarquia na modernização administrativa.