Mondim celebra Natal sem custos mas com criatividade
O Município de Mondim de Basto inaugurou dia 16 de Dezembro, uma Árvore de Natal original, feita de colmo.
A agricultura foi, desde sempre, a actividade dominante no concelho, uma agricultura de subsistência assente na pequena propriedade, com os ciclos da natureza a marcar profundamente a vida local.
O colmo, que é uma parte da haste do centeio que fica nos campos depois das colheitas, faz parte integrante da paisagem da zona de montanha do concelho, assumindo-se como um elemento importante para a cobertura das casas e para fazer as crossas que agasalham os pastores das chuvas e do frio do Inverno.
A aposta em elementos típicos da região revelam o empenho da autarquia em preservar os costumes e os produtos locais. A autarquia decidiu este ano não gastar qualquer verba na iluminação de natal. Para assinalar a época optou por colocar "filtros de cor" na iluminação dos edifícios, dando um colorido diferente, quer ao edifício dos paços do Concelho, quer aos edifícios religiosos. As imagens que decoram a zona envolvente, foram realizadas pelos alunos do Agrupamento Vertical de Mondim de Basto.
A marcar este acto estiveram os alunos da Escola de Música Municipal, presenteando todos os presentes com um mini concerto, onde interpretaram músicas alusivas à quadra natalícia.