Montaria registou uma boa adesão

montaria-800A Câmara Municipal de Mondim de Basto organizou, no passado dia 17 de Dezembro, a 2ª Montaria ao Javali de 2011, que registou uma forte adesão de monteiros de todo o país, cerca de 80 caçadores inscritos.

O programa incluiu a recepção aos Monteiros no Centro Escolar Mondim Oeste, seguindo-se o sorteio das portas e o tradicional "mata-bicho".

A montaria teve início já próximo das 11:00 horas, tendo-se registado o abate de 5 javalis.

A aposta neste tipo de iniciativas revela o empenho da autarquia em melhorar a gestão e a organização da Zona de Caça Municipal, regulando a população de javalis existente na área florestal, mas também em dinamizar a caça enquanto actividade com potencial turístico e meio de promoção da economia local.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que também acompanhou a jornada, referiu que as montarias permitem ajustar as densidades apropriadas das espécies às disponibilidades do habitat, mantendo-se o equilíbrio demográfico da população, ao mesmo tempo que se evitam prejuízos nas culturas agrícolas e florestais.

Esta actividade é uma aposta do município na valorização dos recursos naturais endógenos.