• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
nucleo_historico_regeneracaoDepois das intervenções na Travessa da Vinha, no Lugar do Outeiro, na Rua das Lajes e Rua da Via Cova do Núcleo Histórico da Vila de Mondim de Basto, estão a decorrer as obras previstas para o Largo do Jardim 9 de Abril e para o Escourido.

Na parte mais habitacional e interior do Núcleo Histórico, as obras incidem sobre a melhoria das infra-estruturas de electricidade, abastecimento de água, águas pluviais e telecomunicações, sendo renovados todas as estruturas em granito, com revisão do desenho urbano dos pavimentos, das escadas, dos patamares e muros de propriedade pública.

Junto ao Jardim 9 de Abril será substituído o asfalto por cubo de granito e alargados os passeios, em continuidade com os pavimentos já executados na Praça do Município e na Rua Alfredo Alvares de Carvalho. Serão criados dois novos espaços verdes de enquadramento urbano e desenhada a marcação dos estacionamentos, simplificando a circulação rodoviária actual, que funcionará na totalidade em sentido único, factor de incentivo à utilização pedonal e de lazer.

Para o Presidente da autarquia, estas obras são importantes para a revitalização do espaço urbano. Depois de renovado, o Núcleo Histórico da Vila, graças às características que possui, será um enorme contributo para o turismo do concelho.

Este investimento no espaço público está a alavancar o investimento privado. Neste momento estão a decorrer vários investimentos na recuperação de habitações na zona de intervenção.

Neste sentido de envolvimento entre obras de iniciativa municipal e privada, o GTL, Gabinete responsável pela elaboração do Projecto, mantém o apoio técnico e informação a todos os interessados nas obras previstas ou já em execução.

Na sequência do término da totalidade das obras previstas no Plano de Regeneração Urbana, será concluído o Regulamento do Plano de Pormenor e Salvaguarda para o Núcleo Histórico, que vem apoiar e salvaguardar a lógica integrada de intervenções futuras.

A qualificação do Núcleo Histórico totaliza um investimento de cerca de 700 mil euros. As obras decorrerão até Abril de 2012.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO