Câmara de Mondim melhora Núcleo Histórico da Vila

nucleo_historico_regeneracaoDepois das intervenções na Travessa da Vinha, no Lugar do Outeiro, na Rua das Lajes e Rua da Via Cova do Núcleo Histórico da Vila de Mondim de Basto, estão a decorrer as obras previstas para o Largo do Jardim 9 de Abril e para o Escourido.

Na parte mais habitacional e interior do Núcleo Histórico, as obras incidem sobre a melhoria das infra-estruturas de electricidade, abastecimento de água, águas pluviais e telecomunicações, sendo renovados todas as estruturas em granito, com revisão do desenho urbano dos pavimentos, das escadas, dos patamares e muros de propriedade pública.

Junto ao Jardim 9 de Abril será substituído o asfalto por cubo de granito e alargados os passeios, em continuidade com os pavimentos já executados na Praça do Município e na Rua Alfredo Alvares de Carvalho. Serão criados dois novos espaços verdes de enquadramento urbano e desenhada a marcação dos estacionamentos, simplificando a circulação rodoviária actual, que funcionará na totalidade em sentido único, factor de incentivo à utilização pedonal e de lazer.

Para o Presidente da autarquia, estas obras são importantes para a revitalização do espaço urbano. Depois de renovado, o Núcleo Histórico da Vila, graças às características que possui, será um enorme contributo para o turismo do concelho.

Este investimento no espaço público está a alavancar o investimento privado. Neste momento estão a decorrer vários investimentos na recuperação de habitações na zona de intervenção.

Neste sentido de envolvimento entre obras de iniciativa municipal e privada, o GTL, Gabinete responsável pela elaboração do Projecto, mantém o apoio técnico e informação a todos os interessados nas obras previstas ou já em execução.

Na sequência do término da totalidade das obras previstas no Plano de Regeneração Urbana, será concluído o Regulamento do Plano de Pormenor e Salvaguarda para o Núcleo Histórico, que vem apoiar e salvaguardar a lógica integrada de intervenções futuras.

A qualificação do Núcleo Histórico totaliza um investimento de cerca de 700 mil euros. As obras decorrerão até Abril de 2012.