Caminhadas "Pelos Caminhos de Mondim" regressam em 2012

caminhada_27_novAo longo do ano, o Município de Mondim de Basto tem apostado numa série de iniciativas que pretendem aliar a prática de actividades desportivas com a promoção do património natural do concelho.
O projecto "Pelos Caminhos de Mondim" tem-se revelado essencial na divulgação do pedestrianismo na região e tem atraído a participação de centenas de praticantes de todo o país.

Os percursos seleccionados têm proporcionado momentos únicos de partilha com a natureza, de onde se destaca a passagem por diversos cursos de água e a observação da riqueza e biodiversidade florística e de espécies animais típicas das zonas de influência do Parque Natural do Alvão.

O sucesso destas caminhadas levou a autarquia a apostar na criação de um documento identificativo do Caminheiro, que permitiu fidelizar os participantes nos passeios pedestres e assim sensibilizar o praticante para os cuidados que devem ter sempre que programam a sua caminhada. Com este cartão, o Caminheiro passa a ser informado, de uma forma personalizada, de todas as iniciativas promovidas pelo Gabinete do Desporto do Município, nomeadamente aquelas ligadas ao desporto de aventura e de natureza.

Com a chegada do Inverno, o município faz uma pausa no ciclo de caminhadas que promove. A última caminhada deste ano realizou-se no passado dia 27 de Novembro, na freguesia do Bilhó, num percurso de cerca de 9 km que agradou a todos os participantes

Em Março serão retomadas estas iniciativas, numa estratégia que pretende potenciar os recursos e afirmar Mondim como referência no Desporto de Natureza.