II Encontro Micológico em Mondim de Basto

2-encontro-micologico-800Realizou-se em Mondim de Basto no dia 20 de Novembro o II Encontro Micológico que, pelo segundo ano consecutivo reuniu um elevado número de participantes amantes do tema e da Natureza.

Promovido pelo Gabinete de Apoio ao Agricultor da autarquia, este evento insere-se num conjunto de actividades que a Câmara Municipal tem realizado com o objectivo de promover o concelho e, particularmente, o seu património natural.

Sendo o concelho de Mondim de Basto detentor de um vasto património florestal, o uso múltiplo da floresta é um dos conceitos que a autarquia pretende aprofundar, como meio de desenvolvimento do Turismo de Natureza. "Temos vindo a apostar na marcação de percursos pedestres, em actividades ligadas à caça e na criação de espaços de lazer porque reconhecemos que a floresta é um recurso com elevado potencial turístico", explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira.

O Encontro teve início nas instalações da Câmara Municipal, onde os participantes foram informados do Código de Conduta a seguir para manter a sustentabilidade do recurso e das principais espécies de cogumelos que teriam mais probabilidade de encontrar nos locais de paragem; pelas 17:30 horas decorreu uma sessão teórico-prática sobre o cultivo de cogumelos, seguida de um jantar de confraternização que reuniu todos os participantes na iniciativa.

Um encontro marcado pela grande adesão, que uma vez mais superou as expectativas da organização que garante ser de repetir.