Câmara Municipal realiza sessão informativa com as Unidades de Baldio

sessao_baldiosO Município de Mondim de Basto promoveu, no passado dia 27 de Outubro, uma sessão informativa dirigida às Unidades de Baldio do Concelho.

A iniciativa, organizada em parceria com o Secretariado Técnico de Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, contou com a presença dos representantes das 14 unidades existentes no concelho, nomeadamente, os membros dos Conselhos Directivos de Compartes e das Juntas de Freguesia que gerem Baldios.

Os presentes tiveram oportunidade de conhecer as alterações previstas para o novo Quadro da Reorganização Administrativa, bem como os tipos de apoios disponíveis no PRODER para a Floresta.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, mostrou-se satisfeito pela adesão massiva dos representantes dos Baldios à sessão, reconhecendo a importância deste tipo de iniciativas para que estas unidades se mantenham actualizadas sobre as medidas em desenvolvimento. No seu discurso salientou também a necessidade de se investir mais na prevenção dos incêndios florestais, apontando como solução a constituição de equipas de sapadores em cada uma das unidades de Baldio.

Humberto Cerqueira considera as Unidades de Baldio como sendo parceiras indispensáveis no desenvolvimento do Concelho. Referiu ainda que "já lá vai o tempo em que a Câmara, as Juntas e os Conselhos Directivos de Baldios viviam de costas voltadas. Os tempos são de crise e todos os recursos devem ser bem geridos e partilhados".