Verão de 2011 regista aumento do número de turistas em Mondim de Basto

Posto_TurismoDados recentes do Posto de Turismo de Mondim de Basto, revelam que o número de turistas que visitou o concelho, durante o período de Verão, aumentou significativamente. Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro visitaram o Posto de Turismo um total de 1445 pessoas, quando em igual período do ano de 2010 o número se fixou em 956 visitantes.
Os números apurados referem-se tanto aos visitantes nacionais como estrangeiros, que têm procurado Mondim, essencialmente, pela riqueza do património natural de que o concelho é detentor. Falamos especificamente do Monte de Nossa Senhora da Graça, das Fisgas de Ermelo e do Parque Natural do Alvão, que possuem uma variedade de percursos pedestres e de BTT devidamente assinalados e editados.

Do Grande Porto e da Zona Norte de Portugal vêm a maior parte dos turistas nacionais, que descobrem Mondim por intermédio de amigos ou familiares e aqui permanecem por alguns dias para conhecer toda uma Região de características singulares.

O turista estrangeiro é, maioritariamente, oriundo da Holanda e conhece Mondim através dos guias turísticos, nomeadamente, o Guia Lonely Planet, o Rough Guide e o ANWB Holandês. As suas preferências de alojamento recaem sobre os parques de campismo, o que reflecte o gosto pelo Turismo de Natureza e Aventura, áreas onde a autarquia tem apostado fortemente para atrair cada vez mais visitantes.

As diversas actividades desportivas e de lazer que ao longo do ano vão sendo agendadas, revelam o empenho da Câmara Municipal em dinamizar o sector turístico no concelho. As caminhadas, as provas de BTT e os encontros de autocaravanas são disso exemplo.

Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara, realça que este aumento do número de turistas reflecte que a aposta do município no turismo é para continuar, enquanto factor de desenvolvimento económico.

Para além de contribuírem para o desenvolvimento da economia local, com a sua estadia e com a aquisição de produtos locais, os turistas que visitaram Mondim enriqueceram, com a sua participação, as realizações populares e culturais que foram sendo promovidas durante o Verão.