Desfolhada à moda antiga na freguesia de Vilar de Ferreiros

desfolhada 1O Lugar da Caínha, freguesia de Vilar de Ferreiros, do concelho de Mondim de Basto, acolheu, no passado dia 24 de Setembro, uma recriação da desfolhada do milho.

À população local juntaram-se visitantes curiosos para dividir a tarefa de desfolhar o milho e assim viver uma experiência que, para muitos, foi inédita.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que também se associou à iniciativa, destacou o carácter tradicional com que ainda se praticam estas actividades agrícolas, lembrando que "a desfolhada era um ponto de encontro e de convívio nas nossas aldeias".

A iniciativa, promovida pela Associação "O Cantinho do Sobreiro", contou com o apoio da autarquia e dos serviços do Museu Municipal, que tem apostado na realização deste tipo de actividades, com o objectivo de contribuir para a preservação da memória colectiva das actividades agrícolas do concelho.