Freguesia do Bilhó recebeu o maior Concurso Pecuário da Raça Maronesa da Região

concurso_pecuario1A Freguesia do Bilhó recebeu, no passado dia 24 de Agosto, mais uma edição do Concurso Pecuário da Raça Maronesa.
Organizado pela Junta de Freguesia do Bilhó e integrado nas Festas de S. Bartolomeu, o concurso, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Mondim de Basto, do Parque Natural do Alvão e da Associação de Criadores do Maronês, é já considerado o mais importante e tradicional concurso de gado de toda a região, facto que tem atraído cada vez mais concorrentes e apreciadores.

Do programa deste ano destacou-se a concentração do gado e as respectivas inscrições, a avaliação dos animais, a entrega de prémios aos melhores classificados de cada secção e ainda a atribuição de um prémio de presença a cada animal não premiado. Os prémios monetários atribuídos representaram um investimento superior a cinco mil euros, tendo sido parte do valor patrocinado pela Câmara Municipal.

Incentivar e fomentar a actividade pecuária na região, bem como premiar a qualidade dos animais autóctones, foram os principais objectivos do evento.

A Câmara Municipal de Mondim de Basto aposta na promoção e divulgação desta raça autóctone como factor de desenvolvimento do concelho.