Barragem de Fridão: Câmara contesta algumas medidas propostas no RECAPE

Terminou no passado dia 22 de Julho, o Acompanhamento Público do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE) do "Aproveitamento Hidroeléctrico de Fridão".

No âmbito deste processo, a Câmara Municipal de Mondim de Basto apresentou uma exposição escrita à Agência Portuguesa do Ambiente, na qual contesta algumas das medidas propostas no referido Relatório.

No documento apresentado, foram levantadas questões que se considera não terem sido devidamente salvaguardadas, nomeadamente o que diz respeito à recuperação dos moinhos existentes, aos restabelecimentos das ligações pedonais entre Bromela e Agunchos (Ponte dos Cabrestos) e entre Montão e Vilar de Viando (Ponte Medieval do Cabril) e ainda do acesso que liga as freguesias de Paradança a Rebordelo (Amarante).

Além disso, foram também manifestadas preocupações relativamente ao Nível Mínimo de Exploração referido no RECAPE (NmE 150), que difere do anteriormente colocado em Consulta Pública (NmE 155).

A autarquia mostra-se assim atenta ao desenvolvimento de todo este processo, intervindo, sempre, no sentido de salvaguardar o interesse dos munícipes.

> Ver Documento