Turismo de Aventura em grande plano em Mondim de Basto

2-btt-19junho-800Decorreu no passado Domingo, dia 19 de Junho, mais uma prova de BTT, desta feita a contar para a Taça Regional da modalidade. A prova foi uma organização conjunta da MondimBike e da Associação de Ciclismo do Porto e contou com o apoio da autarquia mondinense.

Para além da competição, ocorreu uma prova aberta de BTT, permitindo desta forma, que os amantes da modalidade se juntassem aos atletas federados. Foi assim possível associar a vertente desporto de competição com desporto de lazer, o que em muito potenciou a adesão ao evento, que contou com cerca de duas centenas de participantes que, no final da prova, tiveram a oportunidade de provar a gastronomia local nos restaurantes do concelho.

No mesmo dia, realizou-se mais uma caminhada inserida na iniciativa “Pelos Caminhos de Mondim”. Tratou-se de um percurso de aproximadamente 20 km, com saída na freguesia de Ermelo e chegada em Mondim de Basto. A coincidência de datas permitiu proporcionar aos acompanhantes dos atletas a possibilidade de usufruir da caminhada e desta forma também eles poderem contemplar as belíssimas paisagens que caracterizam o nosso concelho.

Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal, enfatiza a importância do desporto no contexto da saúde e bem-estar, mas também enquanto actividade enquadrada num turismo de natureza.

Começam a ser regulares este tipo de iniciativas, numa estratégia que pretende potenciar os recursos e afirmar Mondim como referência no Desporto de Natureza. Esta é uma importante vertente da dinamização do turismo e consequente promotora da economia local.