Mondim acolhe o I Congresso Galaico Transmontano das áreas Comunitárias

baldiosMondim de Basto recebeu nos dias 8 e 9 de Abril o 1º Congresso Galaico Transmontano das Áreas Comunitárias.

Organizado pela FAGRORURAL (Federação das Associações Agro Florestais Transmontanas), no âmbito do Ano Internacional das Florestas 2011, este evento permitiu criar um espaço de reflexão e debate sobre a problemática dos baldios na região transfronteiriça da Galiza e Trás-os-montes.

Tendo em vista o envolvimento das novas gerações na questão da valorização e usufruição das áreas comunitárias, foi promovida uma sessão paralela, destinada a alunos do 12º ano de escolaridade – 1º Congresso dos Futuros Compartes – em articulação com o Agrupamento Vertical de Mondim de Basto.

Ciente de que a realidade dos baldios apresenta uma incidência territorial muito significativa no concelho de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal, participou de forma activa na organização deste evento.

Na intervenção de abertura deste congresso, Humberto Cerqueira realçou a importância das entidades gestoras dos baldios como instituições que devem estar ao serviço das populações. Disponibilizou-se para, em conjunto com os conselhos directivos de baldios, trabalhar na partilha de recursos de forma a promover o desenvolvimento harmonioso do concelho.