Câmara Municipal adere à iniciativa “Hora do Planeta”

HoraPlaneta2011cartazA Câmara Municipal de Mondim de Basto aderiu à Hora do Planeta", a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas, promovida pela WWF (World Wildlife Fund), a organização global de conservação.

Esta acção teve início no ano de 2007 em Sidney, Austrália, e foi realizada de forma simbólica – todos os cidadão australianos apagaram as luzes durante 1 hora – com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de proteger o meio ambiente contra os efeitos das alterações climáticas. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.

Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta. Em 2009, foi o ano de todas as expectativas serem superadas: Portugal adere pela primeira vez a esta campanha com 11 cidades entre as mais de 4 mil em todo o mundo. No ano seguinte mais de 1.2. mil milhões de pessoas a aderiram à "Hora do Planeta".

Espera-se que este ano a adesão a esta iniciativa seja ainda maior e que milhões de pessoas em todo o mundo, apaguem as suas luzes durante uma hora – das 20:30 horas às 21:30 horas – no próximo Sábado, 26 de Março.

O município de Mondim de Basto, sensível a estas questões, desligará todas as luzes interiores e exteriores dos edifícios públicos e monumentos da vila, apelando a toda a população que também o faça nas suas residências!