• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
cdm-seniores (2)Dezenas de crianças, jovens, adultos e idosos de todo o concelho, compõem o quadro que caracteriza o Centro Desportivo Municipal (CDM) de Mondim de Basto.
Nos últimos tempos a actividade deste Centro tem registado um aumento significativo, fruto de uma aposta da autarquia em novos equipamentos desportivos e material de primeiros socorros, que têm permitido a oferta de um serviço mais especializado.
A abertura do Centro Escolar e do seu pavilhão desportivo, permitiu oferecer também melhores condições e assim aumentar o número de praticantes das diferentes modalidades promovidas pelo Centro Desportivo Municipal.

Os alunos do 1º e 2º ciclos encontram-se, neste período, a aprofundar conhecimentos e a prática do voleibol, do ténis e do badminton. Os cerca de 20 participantes reúnem-se duas vezes por semana, logo após o horário lectivo, num clima de descontracção e partilha de experiências que, de acordo com os professores do CDM, é essencial para o seu crescimento e integração social.

Para além do apoio a crianças e jovens, o Centro Desportivo Municipal tem desenvolvido um importante papel junto da população adulta e sénior do concelho.

O núcleo "Mexa-se", funciona em horário pós-laboral para permitir que pessoas activas e de faixas etárias distintas, tenham possibilidade de praticar exercício físico. Este núcleo conta com cerca de 50 elementos que, assiduamente, às segundas e quartas-feiras, despendem de uma hora para relaxar e confraternizar, ao mesmo tempo que se exercitam.

O núcleo "Seniores em Forma" é composto por cerca de 30 elementos, oriundos das diferentes freguesias do concelho, que chegam pela manhã cheios de energia para uma hora de exercício, convívio e boa disposição.

A maioria dos alunos já ultrapassou os 60 anos e apresenta-se com muita motivação, com muita agilidade e resistência. Os exercícios adoptados pretendem estimular a sua mobilidade e o reforço muscular, bem como contribuir para o seu equilíbrio físico e emocional.

Dos testemunhos recolhidos foi possível verificar que a prática deste tipo de actividades se reflecte de forma positiva na saúde destes praticantes, com exames médicos muito satisfatórios, sendo também encarada como uma forma de combate a um problema que afecta sobretudo esta faixa etária, que é a solidão.

A Câmara Municipal é a entidade responsável por este projecto e suporta todas as despesas inerentes ao seu funcionamento: a frequência nestas actividades é gratuita e monitorizada por profissionais da área do Desporto; os atletas inscritos beneficiam de um seguro desportivo e são, todos os anos, sujeitos a exames de avaliação da sua condição física.

Os interessados em integrar o Centro Desportivo Municipal poderão efectuar a sua inscrição, em qualquer altura, na Câmara Municipal.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO