Centro Desportivo Municipal assegura a prática desportiva à população do concelho

cdm-seniores (2)Dezenas de crianças, jovens, adultos e idosos de todo o concelho, compõem o quadro que caracteriza o Centro Desportivo Municipal (CDM) de Mondim de Basto.
Nos últimos tempos a actividade deste Centro tem registado um aumento significativo, fruto de uma aposta da autarquia em novos equipamentos desportivos e material de primeiros socorros, que têm permitido a oferta de um serviço mais especializado.
A abertura do Centro Escolar e do seu pavilhão desportivo, permitiu oferecer também melhores condições e assim aumentar o número de praticantes das diferentes modalidades promovidas pelo Centro Desportivo Municipal.

Os alunos do 1º e 2º ciclos encontram-se, neste período, a aprofundar conhecimentos e a prática do voleibol, do ténis e do badminton. Os cerca de 20 participantes reúnem-se duas vezes por semana, logo após o horário lectivo, num clima de descontracção e partilha de experiências que, de acordo com os professores do CDM, é essencial para o seu crescimento e integração social.

Para além do apoio a crianças e jovens, o Centro Desportivo Municipal tem desenvolvido um importante papel junto da população adulta e sénior do concelho.

O núcleo "Mexa-se", funciona em horário pós-laboral para permitir que pessoas activas e de faixas etárias distintas, tenham possibilidade de praticar exercício físico. Este núcleo conta com cerca de 50 elementos que, assiduamente, às segundas e quartas-feiras, despendem de uma hora para relaxar e confraternizar, ao mesmo tempo que se exercitam.

O núcleo "Seniores em Forma" é composto por cerca de 30 elementos, oriundos das diferentes freguesias do concelho, que chegam pela manhã cheios de energia para uma hora de exercício, convívio e boa disposição.

A maioria dos alunos já ultrapassou os 60 anos e apresenta-se com muita motivação, com muita agilidade e resistência. Os exercícios adoptados pretendem estimular a sua mobilidade e o reforço muscular, bem como contribuir para o seu equilíbrio físico e emocional.

Dos testemunhos recolhidos foi possível verificar que a prática deste tipo de actividades se reflecte de forma positiva na saúde destes praticantes, com exames médicos muito satisfatórios, sendo também encarada como uma forma de combate a um problema que afecta sobretudo esta faixa etária, que é a solidão.

A Câmara Municipal é a entidade responsável por este projecto e suporta todas as despesas inerentes ao seu funcionamento: a frequência nestas actividades é gratuita e monitorizada por profissionais da área do Desporto; os atletas inscritos beneficiam de um seguro desportivo e são, todos os anos, sujeitos a exames de avaliação da sua condição física.

Os interessados em integrar o Centro Desportivo Municipal poderão efectuar a sua inscrição, em qualquer altura, na Câmara Municipal.