• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

orcamento2011Foi aprovado na última Assembleia Municipal o orçamento e plano plurianual de investimentos para 2011, com 14 votos a favor, 5 contra e 4 abstenções. A auditoria externa e Programa de Saneamento Financeiro levado a cabo durante o ano de 2010, permitiu definir uma estratégia a longo prazo, assente no rigor e contenção, com a qual se pretende corrigir o descontrolo financeiro da autarquia.

A somar à necessidade de contenção, há ainda os cortes no orçamento de estado na ordem dos 8,7% e o corte de 50Mil Euros mensais fruto do incumprimento nos limites de endividamento em 2009. Somados, representam uma redução de 1Milhão de Euros nas transferências do estado, receita de que a Câmara depende em grande medida.

Perante tal situação, apostou a autarquia em conseguir o máximo possível de projectos e obras, com comparticipação comunitária, prevendo este orçamento arrecadar uma verba perto dos 5Milhões de Euros em comparticipações QREN.

A Regeneração Urbana da Vila de Mondim de Basto estará no terreno logo no início do ano. Destaque ainda para a Correcção Rodoviária do Nó do Valinho, a Qualificação da Rede de Transportes Públicos do Concelho, a Elaboração do Plano de Emergência Municipal, o Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, o Balcão Único de Atendimento e o programa de Soluções Integradas de Acessibilidade. Todos programas comparticipados, de acordo com uma estratégia que visa potenciar os recursos da autarquia.

Espaço ainda para a beneficiação da rede viária e equipamentos municipais, numa óptica de distribuição do investimento, combate às assimetrias, melhoramento das condições e valorização do património rural.

É pois, um orçamento de contenção e rigor, mas ambicioso na sua aposta em multiplicar os poucos recursos financeiros autárquicos através da comparticipação comunitária.

Em prol da transparência e boa conduta deste Executivo, o Orçamento para 2011 está disponível na íntegra no sítio do Município, de modo a que todos os munícipes tenham ao seu dispor toda a informação relativa ao orçamento do próximo ano.

> ORÇAMENTO PARA 2011 [ver +]

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO