Orçamento para 2011 aprovado por maioria

orcamento2011Foi aprovado na última Assembleia Municipal o orçamento e plano plurianual de investimentos para 2011, com 14 votos a favor, 5 contra e 4 abstenções. A auditoria externa e Programa de Saneamento Financeiro levado a cabo durante o ano de 2010, permitiu definir uma estratégia a longo prazo, assente no rigor e contenção, com a qual se pretende corrigir o descontrolo financeiro da autarquia.

A somar à necessidade de contenção, há ainda os cortes no orçamento de estado na ordem dos 8,7% e o corte de 50Mil Euros mensais fruto do incumprimento nos limites de endividamento em 2009. Somados, representam uma redução de 1Milhão de Euros nas transferências do estado, receita de que a Câmara depende em grande medida.

Perante tal situação, apostou a autarquia em conseguir o máximo possível de projectos e obras, com comparticipação comunitária, prevendo este orçamento arrecadar uma verba perto dos 5Milhões de Euros em comparticipações QREN.

A Regeneração Urbana da Vila de Mondim de Basto estará no terreno logo no início do ano. Destaque ainda para a Correcção Rodoviária do Nó do Valinho, a Qualificação da Rede de Transportes Públicos do Concelho, a Elaboração do Plano de Emergência Municipal, o Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, o Balcão Único de Atendimento e o programa de Soluções Integradas de Acessibilidade. Todos programas comparticipados, de acordo com uma estratégia que visa potenciar os recursos da autarquia.

Espaço ainda para a beneficiação da rede viária e equipamentos municipais, numa óptica de distribuição do investimento, combate às assimetrias, melhoramento das condições e valorização do património rural.

É pois, um orçamento de contenção e rigor, mas ambicioso na sua aposta em multiplicar os poucos recursos financeiros autárquicos através da comparticipação comunitária.

Em prol da transparência e boa conduta deste Executivo, o Orçamento para 2011 está disponível na íntegra no sítio do Município, de modo a que todos os munícipes tenham ao seu dispor toda a informação relativa ao orçamento do próximo ano.

> ORÇAMENTO PARA 2011 [ver +]