Oficina Móvel Municipal com projecto aprovado

protocolo_oficina_movel2O Município de Mondim de Basto assinou, em cerimónia realizada a 8 de Novembro, no Governo Civil de Vila Real, o protocolo de financiamento do projecto "Oficina Móvel Municipal", um serviço de apoio domiciliário que, de forma gratuita, pretende servir as 2600 pessoas do concelho que se encontram em situação de carência.
Este projecto surge na sequência de uma candidatura ao "Programa EDP Solidária Barragens", que visa apoiar projectos que têm por base a melhoria da qualidade de vida e a integração de pessoas ou comunidades em risco de exclusão social, especificamente nas regiões e concelhos onde a EDP se encontra a desenvolver projectos de aproveitamentos hidroeléctricos.

protocolo_oficina_movel1O projecto "Oficina Móvel Municipal" foi contemplado com um apoio de 20 mil euros, "que será agora investido na aquisição da viatura e sua adaptação às funções a que se destina. As despesas relativas a pessoal, formação, consumíveis e pequenos equipamentos serão assumidos pela autarquia", explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira.

Esta Oficina pretende garantir as necessidades básicas através de serviços como reparações, distribuição de alimentos e de medicamentos e colaboração na organização doméstica, a levar a cabo nas habitações de beneficiários devidamente identificados.

De acordo com o Presidente da autarquia, o estabelecimento de parcerias com as Freguesias, IPSS e empresas locais serão fundamentais para encontrar respostas reais e concretas de proximidade, tendentes ao combate do isolamento e da exclusão social.

Refira-se que a Oficina Móvel de Mondim de Basto foi o único projecto apoiado no distrito de Vila Real.