Câmara de Mondim investe na promoção de emprego

insercao_empregoA Câmara Municipal de Mondim de Basto tem vindo a investir, ao longo deste ano de 2010, 50% da verba proveniente da participação no IRS, na promoção de emprego, com as medidas do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), nomeadamente programas ocupacionais e estágios profissionais.

Estão a ser abrangidos por estas medidas cerca de 30 munícipes com níveis de escolaridade e áreas de formação distintas e que reúnem condições específicas nomeadamente, serem beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), do Subsídios de Desemprego, desempregados com mais de 35 anos à procura do primeiro ou novo emprego e jovens detentores de cursos qualificantes de nível 3 ou 4.

Os beneficiários têm vindo a desempenhar funções socialmente úteis, como o apoio às actividades lectivas, transportes escolares, pavimentação de vias municipais e pequenas obras.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explicou que “até à data, a autarquia suportou já € 32 844.88 com a promoção destas medidas, prevendo-se que este número venha a subir até 31 de Dezembro de 2010, uma vez que ainda existem candidaturas a ser formalizadas junto do IEFP”.

Melhorar os níveis de empregabilidade e estimular a reinserção no mercado de trabalho dos trabalhadores que se encontram em situação de desemprego, fomentando o exercício de actividades socialmente úteis, é o grande objectivo da autarquia.