Museu Municipal foi inaugurado

inauguracao_museu (1)O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.º Rui Pedro Barreiro, inaugurou no passado dia 30 de Outubro, o Museu Municipal de Mondim de Basto, numa cerimónia marcada pela participação animada de grupos etnográficos do concelho e do trabalho ao vivo, de artesãos que manuseiam o linho, a tamancaria e a cestaria.
Trata-se de uma infra-estrutura composta por um conjunto de três edifícios que foram sendo construídos ao longo do século XX para realizar diversas tarefas agrícolas e que a autarquia se empenhou em preservar como meio de promoção da história e da memória colectiva desta região.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, "este museu reúne um interessante espólio geológico, arqueológico e etnográfico do concelho e da região, que reflecte a vontade clara de colaborarmos no estudo e defesa do nosso Património Cultural e Natural".

Durante esta sessão, o presidente da autarquia apelou também aos esforços do Secretário de Estado, Rui Barreiro, no sentido de ver aprovadas as candidaturas apresentadas para constituição de duas equipas de sapadores florestais, que serão indispensáveis para preservar os recursos naturais de que o concelho é detentor. A questão das Casas Florestais, que neste momento se encontram na posse do Estado, também mereceu a atenção dos dois responsáveis, que acordaram empenhar-se no processo de restituição às entidades locais.

inauguracao_museuVisivelmente satisfeito com a visita a Mondim de Basto, o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, destacou este museu rural como um exemplo do aproveitamento de recursos, que deve ser seguido e manifestou disponibilidade para colaborar com a autarquia no desenvolvimento dos seus projectos.

A partir desta data, os mondinenses e visitantes dispõem de um novo serviço educativo, visitas guiadas ao museu e ao património do concelho e balcão de venda de publicações.

ICON-MAIS-FOTOS