Acção de Formação Geral em Voluntariado desenvolvida em Mondim

formacao_voluntariadoA Câmara Municipal de Mondim de Basto e o Conselho Nacional de Promoção de Voluntariado promoveram, no dia 23 de Outubro, a primeira Formação Geral em Voluntariado.

Esta acção teve como objectivo contribuir para o desempenho qualificado da prática de Voluntariado, promovendo junto dos Voluntários inscritos no Banco Local de Mondim de Basto, competências sociais e pessoais básicas para o exercício das suas actividades.

formacao_voluntariado 1A Coordenadora do Conselho Nacional de Promoção de Voluntariado, Dr.ª Maria Elisa Borges, esteve presente nesta primeira acção de formação, na qualidade de formadora, tendo focado a sua apresentação nos conceitos e no enquadramento jurídico do Voluntariado.

A Vereadora do Pelouro da Acção Social, Teresa Rabiço, recordou que a criação do Banco Local de Voluntariado de Mondim de Basto surgiu da necessidade de se encontrar uma estrutura que facilite e potencialize a mobilização e sensibilização para a prática do Voluntariado, quer por parte dos munícipes como também das organizações. Estrutura esta que tem como finalidade última, dar apoio aos munícipes mais carenciados, proporcionando-lhes uma maior qualidade de vida.

Foi com este objectivo que a Câmara Municipal tomou a iniciativa de se tornar entidade enquadradora, reunindo as condições necessárias para promover, apoiar e coordenar o Banco Local de Voluntariado.